Passar para o Conteúdo Principal Top

arquivo municipal logo de Ponte de Lima

AMPL_1




P'ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições

Pra que viva ptl 1 970 2500
10 Março 2017

VIEIRA, Amândio Amorim de Sousa - P'ra Que Viva Ponte de Lima! Tradições de Tradições. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2017. 312 p. ISBN 978-972-8846-62-6.

  • Preço: €20,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt 

Apresentação

Como é natural, qualquer um de nós, na sua qualidade de profissional, reserva a sua vida ou a maior parte da mesma aos afazeres do dia-a-dia, compartilhando os tempos livres com a família, os amigos, o lazer e outras actividades paralelas que satisfaçam as respectivas necessidades de evolução como pessoa e, sobretudo, como cidadão integrado na sociedade.

Quando os hobbies ou passatempos se tornam estudo, investigação e dedicação diária em paralelo com o trabalho do quotidiano, estamos perante labores dignos de registo se levados com seriedade e uma metodologia dignas dos próprios termos.

O presente trabalho se, numa primeira fase, porventura, não passou da recolha contínua de fotografias e de iconografia que documentassem tradições limianas a partir da segunda metade do século XIX com leituras, pesquisas e inquirições profundas que acrescentassem valor, mormente, às fotografias que uma vida permitiu recolher, transformou-se nesta monografia que decidimos publicar pela mais-valia que representa para o Concelho de Ponte de Lima.

Amândio Amorim de Sousa Vieira, fotógrafo de profissão, nunca se poupou a esforços para conhecer mais e melhor Ponte de Lima e soube alicerçar as interpretações e as competentes conclusões numa rica iconografia em que se inclui, quiçá, o mais vasto espólio fotográfico limiano até hoje reunido e que não pretende guardar para si mas, antes, exemplo notável, partilhar com os seus concidadãos, prestando um serviço público merecedor do maior destaque.

A par de tudo isso, granjeou amizades, estabeleceu contactos, construiu pontes que lhe possibilitaram vivências directas com a etnografia, com os usos e costumes, com as tradições que, felizmente, ainda hoje sobrevivem e que por exercícios de análise e decifração, conjugados com a leitura e a consulta de vasta bibliografia, trouxeram ao prelo este P'ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições.

Tenho a certeza absoluta que dificilmente se encontraria melhor título para esta obra. Finalizo com o mais profundo reconhecimento e agradecimento pessoal e do Município de Ponte de Lima ao Autor e a todos quantos fizeram possível este livro que em muito dignifica a nossa Terra e as suas Gentes.

 

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima