Assistência Prestada pela Ordem Terceira de Ponte de Lima aos Pobres no Séc. XVII

2011/02/27

ESGOTADO

BARBOSA, António Francisco - Assistência Prestada pela Ordem Terceira de Ponte de Lima aos Pobres. Ponte de Lima: Autor, 2011. 81 p.

• Preço: €3,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Prefácio

Depois da Procissão de Cinzas, o autor volta ao convívio dos leitores com outra obra de interesse para a história de Ponte de Lima, que descreve com clareza a função assistencial da Ordem Terceira no concelho de Ponte de Lima, no séc. XVIII.

É sempre gratificante conhecer um pouco sobre a Ordem Terceira, especialmente neste grande momento em que o espaço onde desenvolvia a sua ação, constitui uma referência cultural da região alto-minhota na vertente da arte sacra.

Este facto aprofunda a importância deste estudo que permitirá preencher um percurso até à atualidade, além de nos informar sobre a atividade assistencial da Ordem. Na sociedade atual cujos valores da convivência social estão na mó de baixo, refugiar-nos nesta leitura será uma passagem pela disciplina e pela obediência. Aliada a estes princípios da Ordem aparecia a atividade de apoio aos mais necessitados.

Por esses tempos a pobreza era confrangedora e só através de várias instituições se conseguia acudir a muitos casos verdadeiramente dramáticos. Interessante o facto da Ordem Terceira se dedicar também a outras atividades especialmente à realização de festas e a atividades religiosas.

António Barbosa presta mais este contributo, que todos agradecemos. Delicia-nos ficar a conhecer melhor um espaço que tem tanta afinidade com a história de Ponte de Lima, tanto na sua importância como na sua diversidade.

Franclim Castro Sousa