Nos confins do tempo

2007/02/28

FERNANDES, Franklim - Nos Confins do tempo. Ponte de Lima: Gráfica Casa dos Rapazes, 2007. 151 p. ISBN 978-989-20-0857-8.

• Preço: €15,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Prefácio

«Nos Confins do Tempo» reúne um conjunto de textos sobre vários temas. São memórias, evocações da mocidade, relatos de aventuras, descrições de paisagens, de costumes, de singularidades e de labirintos da vida real que emergem no discurso eloquente e na prosa escorreita de Franklim Fernandes. Os personagens, o velho pedinte, o estudante mandrião, os militares «embriagados e desordeiros», o professor obcecado por vergastas, «distribuindo bordoada», o autarca «vaidoso e presumido», o político dorminhoco, a raposa lá do sítio, aparecem caracterizados através do traço exagerado, próximo da caricatura. Mas o Autor, para lá da capacidade de reter a peripécia ou o caso picaresco, não deixa de revelar um narrado r instintivo, que não oculta as emoções, deslumbrado com as tintas que cercam «Arcozelo, Minha Terra»: o «verde do mato e da carqueja pintalgados de amarelo rutilante».

Luís Dantas