Passar para o Conteúdo Principal Top

arquivo municipal logo de Ponte de Lima

AMPL_1




Ponte de Lima: 13.º Festival Internacional de Jardins

13 fji 1 970 2500
12 Julho 2017

VIEIRA, Ovídio de Sousa - Ponte de Lima: 13.º Festival Internacional de Jardins = 13th International Garden Festival. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2017. 135 p. ISBN 978-972-8846-65-7.

  • Preço: €5,00 (inclui o valor da txa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

É com enorme satisfação que de novo dirijo algumas palavras nesta já habitual apresentação do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que vai na sua 13.ª edição e que muito recentemente alcançou um merecido reconhecimento internacional - o Europfor FestivaisFestivais foEurope (EFFE) 2017-2018, depois de uma candidatura oportunamente apresentada pelo Município no sentido de ver integrado este evento anual na lista da Associação Europeia de Festivais, instituição que promove internacionalmente os maiores festivais artísticos que se realizam no continente europeu.

Este papel importante do Município para a abertura de portas ao exterior no sentido de darmos a conhecer o que fazemos, como fazemos e o que podemos fazer com os outros, é um papel a que o Executivo Municipal nunca virará as costas, atraindo investimentos, captando turistas e visitantes, publicitando os nossos produtos endógenos, as nossas características únicas e as nossas gentes, contribuindo para a perseverante e contínua melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos, em que o Ambiente é parte fundamental.

Porém, a obtenção dos galardões internacionais não nos torna a vida mais fácil, nem nos dispensa um cuidado e uma atenção mais especiais na gestão do território.

Pelo contrário, obriga-nos a uma dedicação diária, uma vez que sabemos que temos olhares extremamente atentos sobre as nossas acções, especialistas a analisar os projectos que implementamos nos mais diversificados âmbitos, críticos e peritos a avaliar e a avalizar os rumos que definimos para o Concelho de Ponte de Lima.

Não nos pouparemos nunca a esforços para dar continuidade à política ambiental que sempre quisemos para os Limianos, na certeza que seremos melhores se soubermos conviver dignamente e com respeito pelo meio em que estamos inseridos e que nos pode trazer mais-valias constantes, através da paisagem e da biodiversidade únicas de que somos detentores e fiéis depositários para as gerações vindouras.

Nesta edição do Festival Internacional de Jardins celebramos o "Jardim das Descobertas" e aproveito o tema para lançar o desafio de aguçarem a vossa Curiosidade e aplicarem a mesma na descoberta de quanto podem o Ambiente, os Jardins e os Espaços Verdes contribuir para a nossa afirmação no contexto do turismo e do desenvolvimento económico e social, a par de um crescimento, extremamente desejável, dos valores culturais e ambientais.

Se ganhamos distinção internacional, mais difícil é mantê-Ia e multiplicá-Ia noutras áreas fundamentais, pelo que o exemplo de manutenção e progresso, evidente a cada ano que passa, do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima deve ser uma base de partida para muitos projectos criados e em crescimento e para muitos outros que surgirão no mais curto prazo, a par daqueles que a seu tempo serão implementados.

A competitividade territorial é uma realidade e só com arrojo, destreza e confiança no futuro é que podemos garantir que somos concorrentes em contextos regionais e nacionais, de maneira a combatermos desigualdades sociais e assimetrias indesejáveis para a salutar convivência e para a construção plena da cidadania.

Termino com o agradecimento aos envolvidos no 13.ª Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, com uma menção especial à respectiva Direcção que muito tem contribuído para o êxito de cada uma das edições e para a obtenção de prémios e recompensas como o Europe for Festivals, Festivalfor Europe (EFFE) 2017-2018.

Ao Júri do Festival uma palavra de gratidão por seleccionarem criteriosamente este conjunto ímpar de beleza que Ponte de Lima se ufana em oferecer a residentes, visitantes e turistas.

Aos patrocinadores, o muito obrigado do Município de Ponte de Lima por contribuírem para a sustentabilidade deste tão aliciante evento anual.

Obrigatória é também a menção aos trabalhadores do Município envolvidos em todas as fases de produção do Festival Internacional de Jardins. Para eles, sempre incansáveis e dedicados, quero expressar a nossa profunda gratidão.

Espero, a finalizar, que todos descubram o "Jardim das Descobertas" e o muito que Ponte de Lima tem para oferecer a todos os que aqui vivem e aos que a visitam.

Um abraço amigo do

Victor Mendes

Presidente do Câmara Municipal de Ponte de Lima