Boletim Municipal, Nº 21, junho de 2011

08 Julho 2011

Mais comunicação, melhor informação
Eficaz interação Município / Munícipe

Desde que assumimos os destinos do Município de Ponte de Lima, foi nossa preocupação constante e imediata planear e construir canais de comunicação céleres e efetivos que estabelecessem as necessárias pontes que permitam aos munícipes e a todos os interessados um acesso transparente e, sempre que possível desburocratizado, ao máximo de informação, a qual, gradualmente, tem vindo a ser disseminada pelos mais distintos meios e suportes.

Exemplo notório desse investimento é a criação e, muito mais essencial, a manutenção e atualização dos vários sítios internet do Município, da presença ativa nas redes sociais através de páginas institucionais, com assinalável êxito, podendo também qualquer cidadão receber comodamente na sua caixa de correio eletrónico, na totalidade ou apenas incidindo nas temáticas que lhe são mais úteis ou agradáveis, a informação produzida pelo Município, bastando para o efeito uma simples inscrição e validação no sítio internet municipal.

A par de tudo isso, não descuramos a importância da divulgação de eventos, de campanhas educacionais e de outros tipo de atividades em suporte papel, quer através de painéis publicitários, quer de folhetos e desdobráveis, quer, ainda, de brochuras, como é o caso da agenda cultural que todos os meses, atempadamente, chega ao público interessado.

Como se depreende facilmente das nossas palavras, queremos manter uma relação de proximidade com o munícipe, alicerçada na comunicação e informação atualizada, ferramentas essenciais para a construção da cidadania ativa e participativa por que todos pugnamos e que, ao nível do Executivo Municipal, acreditamos ser cada vez mais uma realidade no concelho de Ponte de Lima.

Faltava-nos, porém, um elemento crucial no contexto das políticas de informação e comunicação levadas a cabo pela Autarquia, que temos por decisivo para uma cada vez maior aproximação entre o Município e as pessoas. Trata-se do Boletim Municipal, que, provavelmente, é um dos meios preferenciais e que melhor acolhimento recebe por parte dos que querem e procuram estar devidamente informados sobre o que e como o fazemos.

É com grato prazer que o apresentamos ao público em geral e aos munícipes em especial. Sabemos que muito mais informação caberia aqui e que o número de páginas começa a ser escasso para relatar o muito que temos realizado em prol da comunidade e das nossas populações. Por isso, neste número, apresentamos várias realizações do ano de 2010, complementadas com ações levadas a cabo no decurso de 2011.

E para que a informação não fique confinada às paredes dos Paços do Concelho decidimos que a periodicidade desta publicação passará a ser semestral, de maneira a tornar todo este processo de comunicação mais permanente e atualizante. Será nesse sentido que pretendemos envidar os nossos esforços.

Aqui fica o Boletim Municipal, esperando que seja do vosso agrado.

Com um abraço amigo.

Victor Mendes