O Paço de Vitorino das Donas

28 Janeiro 2010

ALMEIDA, Carlos A. Brochado de - O Paço de Vitorino das Donas. Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património. Porto, vol. IX-XI, 2010-2012, pp.59-81.

Resumo

O Paço de Vitorino das Donas está situada na freguesia com o mesmo nome, concelho de Ponte de Lima. Ficou conhecido por "casas queimadas" porque no decurso das Lutas Liberais foi incendiado por uma facção anti-absolutista, já que o seu proprietário à época, Francisco de Abreu Pereira Coutinho, era um declarado apoiante de D. Miguel, irmão do futuro rei D. Pedro IV. As origens desta casa senhorial remontam ao século XVI quando o capitão António Ramos, casado em primeiras núpcias com D. Ana de Lima, comprou o Casal do Barco na mesma freguesia. Posteriormente a casar-se com uma princesa Inca e ao instalar-se na dita propriedade deu origem a esta casa. Deste edifício muito pouco resta porque na segunda metade do século XVIII viria a sofrer uma profunda remodelação arquitectónica, ficando assim com a feição barroca que actualmente ostenta.