11 Fevereiro 2011

CUNHA, Fernanda Maria Barros de - O associativismo no concelho de Ponte de Lima como meio de intervenção social cultural e educativo. Chaves: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2011. 225 p. Dissertação de mestrado em Ciências da educação - Especialização em Animação Sociocultural.

Resumo

A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do 2º Ciclo de Estudos, conducentes ao Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialização em Animação Sociocultural, realizada na Universidade de Trás-os-Montes, Escola de Ciências Humanas e Sociais, é um estudo de caso do associativismo no concelho de Ponte de Lima, como meio de intervenção social cultural e educativo.

Esta investigação teve como principais finalidades a realização do levantamento de todas as associações de âmbito social, cultural, recreativo, desportivo e educativo, do concelho, com vista a um melhor conhecimento do trabalho desenvolvido por cada uma delas. Procurou também analisar o estado em que se encontra o movimento associativo em Ponte de Lima e em que medida contribui para o desenvolvimento sociocultural e socioeducativo do concelho.

Para a realização deste estudo procedemos ao levantamento da problemática e à definição das finalidades, seguindo-se a revisão da literatura, na qual se fez o enquadramento histórico e conceptual do associativismo e se abordaram os seus âmbitos. Recorreu-se a uma metodologia plural, onde foram usados, de forma complementar, métodos qualitativos e métodos quantitativos, recorrendo-se às seguintes técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica e inquérito por questionário.

Esta investigação permitiu constatar que no concelho de Ponte de Lima existe um intenso movimento associativo, com raízes no passado e reflexos positivos na comunidade.