O património escolar e novos usos turísticos: a recuperação para unidades de alojamento no concelho de Ponte de Lima

25 Novembro 2012

RODRIGUES, Gilda Maria Fiuza Löfgren - O património escolar e novos usos turísticos: a recuperação para unidade de alojamento no concelho de Ponte de Lima. Porto: Falcudade de Letras da Universidade do Porto, 2012. p. 96. Dissertação de Mestrado.

Resumo

Pretende-se com este trabalho, abordar a temática da valorização do património escolar na ótica do turismo, mostrando em que medida tal património evolui para um recurso turístico. Como se desenvolve este processo, desde a perda do seu uso inicial, até à sua transformação em unidades de alojamento turístico.

O estudo de caso desenvolveu-se no concelho de Ponte de Lima, onde foram estudados cinco edifícios de escolas primárias reconvertidos em casas-abrigo, uma modalidade de alojamento turístico integrada na tipologia de Turismo de Natureza.

O turismo, sendo uma atividade económica, é considerado uma ferramenta que permite a recuperação e conservação do património cultural e natural, ao nível da conservação da natureza, do desenvolvimento local, da qualificação da oferta turística e da diversificação da atividade turística.

Enquadrando-se num território rural, ao reconvertermos este património escolar num recurso turístico estaremos a contribuir para a preservação da história e identidade de uma população rural, devolvendo o traço original do edifício e dando-lhe um novo uso.