Ebook 'As lendas e tradições orais da minha terra'

28 Fevereiro 2013

No início do presente ano letivo, a Biblioteca Municipal e o Arquivo Municipal de Ponte de Lima, mantendo a proximidade com o seu público escolar de mais tenra idade e procurando continuar a desenvolver e promover o gosto pela leitura, bem como a estimular a salvaguarda da memória local, lançam o seguinte desafio aos Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo do Município de Ponte de Lima, tendo como finalidade a recolha de lendas locais inspiradas nas tradições locais, regionais escritas ou até veiculadas na cultura oral local.

A iniciativa contou com a participação ativa de todas as turmas dos Jardins de Infância do Agrupamento de António Feijó e culmina com a apresentação do ebook intitulado "As lendas e tradições orais da minha terra".

Com a implementação deste projeto, as Educadoras de Infância, do referido Agrupamento, pretenderam proporcionar às crianças experiências relacionadas com as tradições orais e um encontro com a cultura dos pais e avós, incentivando a partilha de saberes, de modo valorizarem as suas raízes, consciencializando-se da sua identidade pessoal, social e cultural.

A apresentação do ebook no presente dia 4 de março tem o intuito de assinalar os 888 anos do foral de Ponte de Lima, outorgado por D. Teresa, em 1125, bem como o início da Semana da Leitura no concelho.

Aderiram, igualmente, ao projeto a turma 1 do JI da Correlhã, a sala 3 do JI do Centro Escolar da Facha e os alunos da turma 6 do 4º ano do Centro Escolar da Gandra.

Os nossos parabéns a todos os participantes (educadoras, alunos e famílias).

As lendas e tradições orais da minha terra