Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2016

06 Dezembro 2016

Teve lugar no dia 26 de novembro, em Ponte de Lima, a cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2016.

Instituído pelos Municípios de Ponte de Lima e Viseu, o Prémio A. de Almeida Fernandes é destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, tendo já sido atribuído a profissionais de inegável mérito e rigor científico.

Este ano, deliberaram os membros do júri – Prof. Doutor José Augusto Sottomayor-Pizarro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Prof. Doutora Hermínia Vilar (Universidade de Évora) e Prof. Doutora Teresa Veloso (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) – premiar a obra “Da representação documental à materialidade do espaço: território da diocese de Braga (sécs. IX-XI)”, da autoria de André Evangelista Marques e editada pelas Edições Afrontamento e CITCEM, tendo em conta que a mesma revela “um acurado trabalho do seu autor no modo como utilizou e tratou as fontes documentais, bem como os aspetos inovadores do ponto de vista conceptual e metodológico que soube evidenciar ao longo da obra”.

Foi ainda atribuída a menção honrosa à obra “Rota do Românico”, recebida pela Professora Doutora Lúcia Maria Cardoso, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenadora científica da obra.

A cerimónia, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Dr.ª Odete Paiva, do Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Dr. Inácio Ribeiro, na qualidade de Presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa, editor da obra que recebeu a menção honrosa, e do Dr. Paulo Bento, representante das Edições Afrontamento, editor da obra vencedora.

Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2016