Alunos da ESTGL do Curso de Secretariado e Administração visitam Arquivo Municipal de Ponte de Lima

11 Junho 2018
Os alunos do 1º Ciclo de Estudos em Secretariado de Administração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) visitaram no passado dia 5 de fevereiro de 2018 o Arquivo Municipal de Ponte de Lima (AMPL), no âmbito da unidade curricular de “Arquivo e Documentação”, lecionada pela Mestre Carla Mónica de Carvalho Eiriz, que organizou e acompanhou a visita.

De acordo com a docente, o objetivo da visita foi conhecer a realidade de um Arquivo Público, suas caraterísticas e especificidades quanto às necessidades dos cidadãos (munícipes e investigadores), como uma nova dinâmica ao nível da modernização administrativa apoiando sempre a sua entidade produtora, contribuindo para uma prestação de serviços de qualidade e garantindo a preservação e o acesso continuado à informação.

Com destaque para a digitalização de processos de obras particulares (documentação muito solicitada), como meio de preservação dos documentos originais, difusão e aproximação dos cidadãos. Visualização de documentos antigos, como realce para a “Carta régia de D. Afonso IV a confirmar o foral concedido pelos seus antecessores e bons costumes do concelho”, um pergaminho de 1326. O serviço de divulgação conta com atividades de extensão cultural e educativa, desde exposições, publicações, visitas de estudo, atividades diversas com escolas como: teatro de fantoches, arquivista por um dia, a minha árvore genealógica, entre outras.

Agradecemos ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima, na pessoa da Dr.ª Cristiana Freitas, diretora deste belo exemplo de organização, preservação e serviço para a comunidade, a oportunidade de nos receber enriquecendo assim o conhecimento de todos nós. Também agradecemos à ESTGL-IPV, a disponibilidade e o apoio prático à aprendizagem.