Feiras Novas 2012
Cultura| 04 de Setembro de 2012
Feiras Novas 2012

Em 1826 fez esta Câmara “saber a Sua Magestade, que nada oppunha à pretenção dos moradores desta villa quererem três dias de feiras sucessivas nos dias 19, 20 e 21 de setembro de cada ano”.

Esta pretensão tinha como finalidade, por um lado conservar o culto a Nossa Senhora das Dores, cuja imagem tinha sido colocada na igreja matriz da vila com o intuito de promover a piedade cristã, e por outro lado, porque “das ditas feiras resultava vantajem pela promptidão de comprar e vender os percisos para o uso domestico”.

Assim, em 5 de maio de 1826 obtiveram os moradores da vila de Ponte de Lima, por provisão do rei D. Pedro IV, autorização para se fazerem todos os anos, em ocasião das festividades de Nossa Senhora das Dores, “feira de todos os géneros, mercadorias e gados na sobredita villa e no local que designarem”.

Estavam assim instituídas as Feiras Novas em oposição às Feiras Velhas referenciadas no foral concedido por D. Teresa, em 1125.