Serviço Educativo - Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais
Serviços| 25 de Fevereiro de 2014
Serviço Educativo - Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais

A turma do 3º do Centro Educativo de Refóios  participou, no passado dia 24 de fevereiro, na 5ª sessão da área projeto: Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais, dedicada ao ofício de tecelão/tecedeira, com tradição no concelho de Ponte de Lima.

Nessa sessão produziram um pequeno tear manual em cartão, pronto a receber a teia e com a ajuda de uma agulha especial e de lãs coloridas, tornaram-se hábeis tecedeiras e tecelões, dando início à elaboração de um pequeno objeto para o uso quotidiano.

Antigamente “A aldeã de Ponte de Lima, para além de tecer também fiava, realizava todas as diferentes operações por que passava o linho. Estas atividades eram frequentes na Facha, Feitosa, Boalhosa, ou nas freguesias circunvizinhas das anteriormente referidas, enquanto que nas de altitudes mais destacadas, onde a criação de gado ovino era muito intensa, a tecedeira esmerava-se na fiação de lã e posterior confeção do vestuário da família, e, caso sobejasse, também para o mercado local, onde trocava frequentemente pelo que lhe fizesse falta”. (Pina, Maria Helena Mesquita - http://arquivo.cm-pontedelima.pt/producao_cientifica.php?id=126)