início | fale connosco | contactos | ajuda | mapa | rss
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Exposição Virtual
Modernização Administrativa
Publicações Municipais
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Categorias
Não existem destaques
 






Centenário da I Guerra Mundial em Ponte de Lima (1914-2014)
Cultura| 30 de Dezembro de 2014
Centenário da I Guerra Mundial em Ponte de Lima (1914-2014)
Centenário da I Guerra Mundial em Ponte de Lima (1914-2014)

Com o intuito de assinalar o centenário da I Guerra Mundial o Município de Ponte de Lima organizou um conjunto de iniciativas que tiveram início no dia 4 de abril de 2014 com a inauguração da exposição “Os limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)”, organizada em parceria com a Casa Norton de Matos, e cujo conteúdo visa dar especial enfoque ao papel preponderante desempenhado por Norton de Matos durante o conflito mundial, não esquecendo, contudo, os restantes limianos que, também eles heróis de guerra, estiveram na frente de batalha em África e na Europa.

Ainda no dia 4 de abril organizou-se, em parceria com o CLAC - Clube Limiano de Automóveis Clássicos, a visualização de um documentário da RTP, intitulado “Portugal nas trincheiras”, à qual se seguiu uma representação, na 1ª pessoa, da Grande Guerra e da saga dos combatentes, protagonizado por Gil Santos.

No dia 17 de maio de 2014 decorreu a conferência intitulada “Norton de Matos e a I Guerra Mundial” que pretendeu evocar a notável figura limiana – Norton de Matos – bem como o importante papel desempenhado por este no decurso da 1ª Guerra Mundial, enquanto Ministro da Guerra.

O evento contou com excelentes comunicações proferidas pelo Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), pela Dr.ª Helena Pinto Janeiro (Universidade Novas de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa) e pelo Dr. José Norton (investigador e familiar).

Por outro lado, foi recentemente solicitado pelo Município de Ponte de Lima, através de divulgação na imprensa local e nas Juntas de Freguesia, a participação ativa de todos os cidadãos para recordar e conhecer melhor a história da I Guerra Mundial através da partilha de documentos, fotografias, objetos, postais, cartas, medalhas, diários, mapas, fardas, memórias e/ou outro tipo de material ou informação que possam contribuir para o enriquecimento e aprofundamento do estudo dos limianos na I Guerra Mundial.

Assim, o Município de Ponte de Lima, através do Arquivo Municipal, propõe-se recolher essa informação e/ou objetos para tratamento técnico e digitalização e posterior devolução dos originais às pessoas/famílias.

Por último, teve lugar no dia 12 de dezembro a palestra/debate intitulada “Os limianos na I Guerra Mundial: memórias” que contou com a participação do Prof. Doutor Henrique Rodrigues a quem coube abordar a temática “Grande Guerra de 1914-18: abordagem à bulimia da escrita de guerra” e do Dr. Luís Abreu Coutinho que deu a conhecer o papel desempenhado por José de Magalhães Queiroz de Abreu Coutinho, seu avô e Capitão de Infantaria em África durante a I Guerra Mundial.

O ciclo de iniciativas evocativas do centenário da I Guerra Mundial previstas para 2014 culmina hoje com o encerramento da exposição “Os limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)”.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo

 

Últimas notícias da categoria Cultura
"Vidas" exposição fotográfico no 45º aniversário da APPACDM de Viana do Castelo | 15.05.2017
Memórias e trabalhos da vida de Norton de Matos | 150º aniversário do General Norton de Matos | 03.03.2017
Casa cheia no lançamento da revista “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro” | 13.02.2017
“Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro” | 10 de fevereiro, às 18h00 – Salão Nobre | 02.02.2017
Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2016 | 06.12.2016
 
Categorias