Modernização Administrativa| 15 de Abril de 2016
Lançamento do Repositório de Informação do Município de Ponte de Lima - RIMPL

O Município de Ponte de Lima é a primeira autarquia a nível nacional a apostar num Repositório de Informação Municipal, com a designação de RIMPL (Repositório de Informação do Município de Ponte de Lima). O projeto foi apresentado âmbito da jornada "A literacia digital nos serviços de informação: uma abordagem integrada", que se realizou no dia 8 de abril, no Auditório Municipal.

O RIMPL é um projeto pioneiro na administração local em Portugal, que consiste na disponibilização de um ponto de acesso único a todos os recursos de informação de caráter patrimonial e cultural que constam nos catálogos do Arquivo, da Biblioteca e dos Museus Municipais, evitando, desta forma, a necessidade de aceder a cada um dos sistemas individualmente para obter a informação pretendida.

Através do RIMPL é possível aceder a diversas obras do fundo local (obras completas e/ou analíticos) em texto integral e, ainda, a arquivos públicos, a arquivos privados, à imprensa local, a material gráfico (postais, fotografias, etc.) e à coleção de artes sacra, num total de mais de 89 mil registos e cerca de 290 mil imagens.

O portal do RIMPL, disponível na Internet a partir do endereço http://rimpl.cm-pontedelima.pt, visa o acesso facilitado e integrado à informação disponibilizada pelo Arquivo, Biblioteca e Museus, e ambiciona constituir-se como um importante serviço na disponibilização de recursos informativos sobre a história local, contribuindo para a afirmação da cultura e da identidade locais enquanto fatores de integração, competitividade e desenvolvimento.