ART-MAP 2016 'Re-Conhecimento: arte como um saber visual' | Ponte de Lima recebe exposição de Arte Contemporânea | Inauguração 1 de julho – 18 horas
Cultura| 27 de Junho de 2016
A Vila de Ponte de Lima vai receber uma grande exposição de Arte Contemporânea. A inauguração está agendada para sexta-feira, 1 de julho, às 18 horas, com início na Capela das Pereiras. Será convidado de honra o Diretor Regional de Cultura Norte, Dr. António Manuel Torres da Ponte.

Entre julho e agosto o projeto ART-MAP invade o Centro Histórico e diversos equipamentos da Vila Mais Antiga de Portugal. Trata-se de uma iniciativa de interesse artístico que visa divulgar diversas obras de escritores e artistas plásticos de diversas nacionalidades e colocá-las em diálogo com a população através de um circuito de exposições coletivas de arte nos monumentos, museus ou galerias desta localidade e de uma galeria patente no portal da internet do projeto supracitado.

O Município de Ponte de Lima abre as portas do seu património à iniciativa que conta com uma seleção de cerca de 300 obras de 140 artistas de vários países: Portugal, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Polónia, Suécia, Finlândia, Bulgária, Croácia, Estados Unidos, Itália, Suíça, Irlanda, Iraque, Irão, Ucrânia, Sérvia, Turquia, Grécia, Líbano, Canadá, Perú, Dinamarca, Brasil, Israel, e Macedónia.

A mostra está patente de 1 de Julho a 30 de agosto, em vários edifícios históricos: Paços do Concelho, Universidade Fernando Pessoa - Casa da Garrida, Capela das Pereiras, Museu dos Terceiros, CIPVV (Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde), CIPT (Centro de Interpretação e Promoção do Território - Museu Rural), Museu do Brinquedo Português, Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal. Vários espaços comerciais associaram-se à iniciativa, como pastelarias, restaurantes e hotéis, abrindo as suas portas à exposição de obras de arte contemporânea.

Aos visitantes será oferecido um Roteiro da Mostra com referência aos vários edifícios e locais de exposição das obras de arte. Nesse roteiro encontrará o mapa da vila e informação relacionada com os horários de funcionamento de cada local de exposição. Por outro lado, o Catálogo da Exposição apresenta-se como objeto de construção/desconstrução de conceitos e culturas.

Mais informações sobre este projeto móvel de curadoria estão disponíveis no endereço http://projectartmap.com/submission/, a partir do qual poderá, também, visitar as obras já submetidas ao concurso de 2016, atualizadas continuamente na Galeria Virtual do projeto.