Projeto do Arquivo Municipal de Ponte de Lima – Aprovada Candidatura Internacional
Cultura| 19 de Agosto de 2016

No âmbito de um projeto de tratamento técnico e de divulgação online, o Arquivo Municipal de Ponte de Lima viu confirmada uma candidatura internacional apresentada ao Comité Intergovernamental do Iberoarquivos - Programa ADAI (Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Iberoamericanos).

A aprovação desta candidatura resulta numa concessão de ajuda financeira ao projeto "Arquivo do Paço de Vitorino das Donas: Tratamento, digitalização e difusão online", que o Arquivo Municipal está a desenvolver.

O projeto apresentado tem como principais objectivos garantir a preservação, valorização e difusão desse valiosíssimo património documental, tornando-o acessível a toda a comunidade e contribuindo, desta forma, para fomentar a investigação científica, bem como sensibilizar os restantes proprietários de arquivos privados para a conservação dessas fontes de informação imprescindíveis para a reconstrução da memória social e coletiva.

À semelhança do Arquivo Municipal de Ponte de Lima foram aprovadas, pelo Comité Intergovernamental do Iberoarquivos - Programa ADAI, candidaturas de catorze países, nomeadamente do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Filipinas, México, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Porto Rico, Uruguai e Portugal.