22 de Junho

Fontes de informação para a emigração disponíveis para consulta online
Serviços| 17 de Janeiro de 2017
Fontes de informação para a emigração disponíveis para consulta online

Passam a estar disponíveis para consulta, através do catálogo online do Arquivo Municipal de Ponte de Lima, os Livros para termos de responsabilidade, fiança e identidade, que se consitituem como fontes de informação imprescindíveis para o estudo da emigração para o Brasil nos séculos XIX e XX.

Nos livros para termos de responsabilidade, fiança e identidade podem ser encontrados os nomes de inúmeros limianos que, entre 1888 e 1929, apresentaram termos de identidade para obtenção de passaporte no Governo Civil de Viana do Castelo, com o intuito de emigrarem para o Brasil e, embora de modo mais esporádico, para as colónias em África.

Entre as razões apontadas consta a necessidade de se empregarem no “mister do trabalho” ou no “mister comercial” e, ainda, para “adquirir fortuna”.

A partir dos finais do séc. XIX, é frequente os soldados reservistas do concelho de Ponte de Lima solicitarem, à autoridade militar competente, licença para se ausentarem do país com destino ao Brasil “em busca de trabalho para ganhar a vida”. Para o efeito, era prestada fiança, conforme o artigo 70º do Regulamento das Reservas, de 2 de Novembro de 1899.