Arquivo Municipal de Ponte de Lima Adere à Rede Portuguesa de Arquivos
Publicações Municipais| 18 de Julho de 2011
Arquivo Municipal de Ponte de Lima Adere à Rede Portuguesa de Arquivos

O Município de Ponte de Lima formalizou a adesão à Rede Portuguesa de Arquivos (RPA), sendo de registar que o Arquivo já está referenciado no Portal de Arquivos da UNESCO e na Europeana, através do Projeto EuropeanaLocal.

A Rede Portuguesa de Arquivos, projeto da Direção-Geral de Arquivos (DGARQ), pretende assumir-se como um repositório da memória coletiva, através da divulgação do património arquivístico nacional. A rede baseia-se na partilha de serviços e disponibilização de conteúdos de arquivo, articulando-se com outras redes de serviços materializadas em diversos portais, como o portal do cidadão, ou o portal da cultura, de forma a proporcionar serviços integrados ao cidadão. Este projeto visa ainda, associar-se a outras estruturas internacionais afins, como a EUROPEANA (Biblioteca Digital Europeia) e a APENET (Portal de Arquivos Europeu).

Com a finalidade de promover, facultar e potenciar o acesso à informação arquivística, o Arquivo Municipal de Ponte de Lima - que é o segundo arquivo municipal, a nível nacional, a aderir à Rede Portuguesa de Arquivos e ao Portal Português de Arquivos - compromete-se a contribuir ativamente para a melhoria da RPA, através da disponibilização de recursos de informação arquivística de acesso livre, que poderão ser consultados a partir do Portal Português de Arquivos, em http://portal.arquivos.pt/.