Arquivo Municipal de Ponte de Lima cria Repositório Digital
Publicações Municipais| 10 de Novembro de 2011
Arquivo Municipal de Ponte de Lima cria Repositório Digital

No âmbito da candidatura para a criação de um "Repositório Digital", cujo contrato de financiamento entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) e o Município de Ponte de Lima foi assinado em julho de 2010, foi implementado um repositório digital capaz de gerir e armazenar objetos digitais, preservando-os e mantendo-os acessíveis.

Nesta conformidade, o Arquivo Municipal de Ponte de Lima está atualmente a proceder à transferência para o repositório digital todos os objetos digitais, mais concretamente as matrizes em formato TIFF (300 dpi), resultantes da digitalização efetuada em 2005, no âmbito do POC, e que se encontravam, até há pouco tempo, armazenados em suportes óticos frágeis - 1.427 DVD's, com mais de 5 TB de informação digital - estando, por isso, numa situação de grande vulnerabilidade e de obsolescência.