Imprensa Local online
Publicações Municipais| 08 de Novembro de 2011
Imprensa Local online

Dado que a imprensa periódica, sobretudo a imprensa local, constitui uma fontes de informação a privilegiar para o estudo da história contemporânea, decidiu o Arquivo Municipal de Ponte de Lima inclui-la no seu projeto de digitalização, tendo como principal objetivo facilitar e alargar a consulta salvaguardando os originais do uso e manuseio excessivos, visto que muitos deles se encontram em mau estado de conservação.

Numa primeira etapa, encontram-se disponíveis em suporte digital, a partir do catálogo do Arquivo Municipal, os seguintes jornais: O Lethes (1865-1870), O Echo do Lima (1866-1882) e o Jornal Cardeal Saraiva (1910-1939). Serão paulatinamente acrescentados ao repositório digital e disponibilizados online outros jornais que integram a coleção e que já se encontram digitalizados.

A maioria da imprensa periódica disponibilizada a partir do website do Arquivo Municipal de Ponte de Lima pode ser comunicada sem restrições legais - artigo 38º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. No entanto, algumas dessas publicações podem estar protegidas pelos direitos de autor, o que significa que a reprodução e utilização dessas publicações periódicas apenas é permitida no âmbito privado ou para fins pedagógicos ou de investigação, sendo que a menção dos responsáveis por essas publicações periódicas é obrigatória sempre que as mesmas forem utilizadas.