Município de Ponte de Lima Comemora os 500 anos do Foral Manuelino
Cultura| 30 de Maio de 2011
Município de Ponte de Lima Comemora os 500 anos do Foral Manuelino

O Município de Ponte de Lima vai comemorar entre 1 de junho de 2011 e 1 junho de 2012, os 500 anos do Foral outorgado a Ponte de Lima por D. Manuel I.

Exposições, concertos musicais e inúmeras atividades culturais relacionadas com a temática, dirigidas a toda a comunidade, vão ser dinamizadas, em especial pela comunidade escolar.

As celebrações abrem oficialmente, no dia 1 de junho, com a exposição "500 anos do foral manuelino de Ponte de Lima /1511-2011)".

A mostra vai estar patente até ao final das comemorações no Arquivo Municipal. Esta exposição visa assinalar os 500 anos do foral outorgado a Ponte de Lima por D. Manuel I, em 1 de junho de 1511 e contextualizar o seu reinado ao nível cultural, político e económico.

A exposição inclui uma mostra de documentos originais da época, designadamente o foral manuelino de Ponte de Lima e diversas cartas régias e cartas de sentença enviadas por D. Manuel I.

Após a visita guiada à exposição estarão à disposição dos alunos atividades lúdicas relacionadas com o tema.

O primeiro dia festivo das comemorações do Foral Manuelino encerra com um Concerto Musical, apresentado pelo Coro da Academia de Música de Ponte de Lima, no Largo de Camões.

Outras ações estão agendadas, nomeadamente a "Caça aos Tesouros de D. Manuel", destinada aos alunos do 1º ciclo. De uma forma divertida, as crianças vão descobrir as marcas deixadas pelo rei D. Manuel I nos monumentos da Vila de Ponte de Lima. As inscrições devem ser feitas no Arquivo Municipal, a partir do dia 1 de junho.

Entre junho 2011 e junho 2012, as Escolas do Concelho, são convidadas a assistir no Arquivo Municipal à "A visita de D. Manuel I a Ponte de Lima". Trata-se de uma dramatização que recria a chegada de D. Manuel I à vila de Ponte de Lima trazendo consigo o foral novo para entregar aos seus moradores e num contexto de feira quinhentista será recriada uma cena de pagamento de portagem dos produtos aí comercializados.

De Setembro a junho de 2012, o Arquivo Municipal apresenta Teatro de fantoches "À descoberta do Brasil e do caminho marítimo para a Índia". Este teatro de fantoches dá a conhecer de uma forma descontraída e animada a aventura dos Descobrimentos impulsionada por D. Manuel I e os seus protagonistas - Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, o Velho Adamastor, entre outros.

No mesmo período realiza-se outra atividade a "Viagem pela rota das especiarias". Pretende dar a conhecer de forma lúdica e pedagógica as especiarias orientais que levaram os portugueses à descoberta do caminho marítimo para a Índia no século XVI.

Desta forma dar-se-á a conhecer os aromas e as cores das especiarias que em muito contribuíram para o engrandecimento do reinado de D. Manuel I.

De realçar que o Município de Ponte de Lima vai oferecer a todas as crianças do concelho (EB1 e J.I) do livro infantil "O foral manuelino de Ponte de Lima".