Coleção digital de produção intelectual sobre Ponte de Lima
Recursos de Pesquisa| 01 de Fevereiro de 2012
Coleção digital de produção intelectual sobre Ponte de Lima

Foi criada uma coleção digital de produção intelectual sobre Ponte de Lima, disponível a partir do website do Arquivo Municipal.

Essa coleção digital tem a pretensão de reunir e difundir os inúmeros artigos publicados em revistas científicas – papers de conferências, relatórios, teses e dissertações, etc. – sobre o concelho de Ponte de Lima, em particular, e/ou sobre o Alto Minho, em geral, que se encontram alojados em diversos repositórios digitais de produção científica e/ou em revistas que se encontram acessíveis em formato digital e em livre acesso (Open Access). Assume-se, desta forma, como mais uma ferramenta de apoio à investigação sobre qualquer área temática, referente ao concelho de Ponte de Lima, desde os tempos mais remotos à contemporaneidade.

Esta iniciativa espera poder contar com uma participação ativa de todos aqueles que publicam artigos sobre o concelho de Ponte de Lima ou sobre a região, através do envio do(s) mesmo(s) de modo a poder constar dessa coleção, contribuindo ativamente para um enriquecimento e aprofundamento do conhecimento sobre a história, a económica, a sociedade, a cultura, a política, a geografia, a fauna e a flora naturais, as personalidades, etc., de Ponte de Lima. Pois, tal como é referido por Jorge Alarcão “para corretamente integrar a história regional ou do Pais, para poder identificar os estilos artísticos, descrever e interpretar usos, costumes e crenças, tecnologias e artesanatos, para poder conhecer os valores paisagísticos, necessita de conhecer a história da arte, da etnografia, as ciências da terra e da natureza”.