23 de Novembro a 26 de Novembro

Catálogo da coleção de Jornais do Arquivo Municipal de Ponte de Lima
Recursos de Pesquisa| 02 de Fevereiro de 2012
Catálogo da coleção de Jornais do Arquivo Municipal de Ponte de Lima

Os jornais locais, manancial inesgotável de informações, conforme refere Henrique Barreto Nunes tanto nos permitem conhecer o pulsar da vida de uma comunidade numa determinada época, nos mais variados aspetos (social, político, cultural, etc.), como nos fornecem dados interessantíssimos e tantas vezes esquecidos sobre a história e a arqueologia ou revelam colaboração de escritores e outras figuras de relevo completamente ignorada.

Além disso, tal como constatou José Cândido Martins a simples consulta de panorâmicas históricas da imprensa portuguesa ou, mais concretamente, de subsídios bibliográficos sobre a imprensa minhota demonstra o quanto está por fazer no domínio da pesquisa sobre a imprensa periódica regional. O mesmo autor reforça, ainda, a ideia que o riquíssimo acervo de jornais locais e regionais (…) na sua pluralidade de pensamento ideológico e cultural, bem como de divulgação literária, deve merecer uma atenção de todos os cidadãos, incumbindo aos responsáveis uma rigorosa política de preservação desta parcela importantíssima da memória e identidade coletivas.

Consciente dessa importância o Arquivo Municipal passa a disponibilizar o catálogo da sua coleção de jornais, que tem vindo a ser enriquecida com jornais oferecidos por parte de diversos particulares e/ou cedidas para efeitos de digitalização.

Consulte:

catálogo da coleção de jornais do Arquivo Municipal de Ponte de Lima (pdf | 6,39 mb)