início | fale connosco | contactos | ajuda | mapa | rss
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
23 de Novembro a 26 de Novembro
  VI Festa da Gente Miúda e Feira Infantil | 24 a 26 de novembro
Todos os Eventos






O Perfil Artístico das Confrarias em Ponte de Lima na Época Moderna
09 de Março de 2010
O Perfil Artístico das Confrarias em Ponte de Lima na Época Moderna
O Perfil Artístico das Confrarias em Ponte de Lima na Época Moderna

CARDONA, Paula Cristina Machado - O perfil artístico das confrarias em Ponte de Lima na época moderna. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2010. 660 p. ISBN 978-972-8846-06-0

 

 

Preço: € 30,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt.

 

 

Nota de Imprensa:

Na prossecução da sua política editorial e de acordo com objetivos de divulgação e promoção dos nossos maiores valores, nomeadamente aqueles que mais diretamente estão ligados à área cultural, o Município de Ponte de Lima editou a obra, da autoria de Paula Cristina Machado Cardona, intitulada "O Perfil Artístico das Confrarias em Ponte de Lima na Época Moderna".

Numa edição de belo aparato gráfico e com a qualidade acostumada, nada melhor para definir este volume notável, de 664 páginas devidamente ilustradas com fotografias, do que recorrer às palavras da Professora Doutora Natália Marinho Ferreira-Alves, no respetivo Prefácio:

"O estudo das confrarias portuguesas na sua vertente mecenática e bem assim a sua capacidade de intervenção em termos estéticos nos locais onde se encontram implantadas, constitui uma das linhas de investigação mais interessantes no âmbito da História da Arte; contudo, não tem recebido o tratamento que se esperava relativamente a um tema de ponta. [...]

Graças a uma notável determinação que pudemos acompanhar por inerência das nossas funções de orientadora científica, a Autora levou a bom termo uma investigação que, desde o início, se adivinhava difícil pela diversidade de fontes, pela dispersão de dados e pelo volume de informações ainda não tratadas arquivisticamente. Utilizando-se uma metodologia segura, de grande precisão, é tecida lentamente ao longo do trabalho uma trama onde são introduzidos elementos que, devidamente articulados, permitirão obter uma perspetiva rigorosa não só das confrarias em análise, mas também da complexidade da época em que se enquadram.

Assim, com o objetivo de traçar um contorno mais definido da ambiência religiosa limiana dos séculos XVII e XVIII, Paula Cardona debruça-se particularmente sobre as confrarias da Matriz de Ponte de Lima que, inseridas num contexto pós-tridentino, sofrem um impulso significativo no período referido. Equacionados diversos fatores, desde os institucionais, os devocionais e os mecenáticos, as confrarias aparecem-nos paradigmaticamente na Matriz como polos geradores de produção artística, atraindo artistas e artífices de centros importantes do norte do país, com inevitáveis consequências sob o ponto de vista estético.

O excelente trabalho realizado por esta investigadora é já um marco incontornável para todos os que estudarem Ponte de Lima na Época Moderna, constituindo a sua publicação para todos nós, historiadores de arte portuguesa, motivo de grande júbilo".

Trata-se de um livro obrigatório em qualquer conjunto bibliográfico limiano e em todos os que se dedicam à História da Arte nacional e em especial à da região do Alto Minho, atendendo às muitas relações existentes entre os vários centros produtores de arte com Ponte de Lima, ele mesmo, por si só, um local onde a produção de arte era uma realidade na época em causa, de acordo com o texto de Paula Cardona.

Podem os interessados adquirir a obra online, através dos serviços do Arquivo Municipal ou pessoalmente na Biblioteca e/ou no Arquivo Municipais.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Categorias