início | fale connosco | contactos | ajuda | mapa | rss
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
Não existem destaques
 






Mães pequeninas
13 de Outubro de 2014
Mães pequeninas
Mães pequeninas

RODRIGUES, Sandra - Mães pequeninas. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2014. 102 p. ISBN 978-972-8846-49-7. 

ESGOTADO


Preço: € 5,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt.

 

Apresentação:

A exposição temporária "Mães Pequeninas': patente no Museu do Brinquedo Português de junho a dezembro de 2013 foi construída pela vontade de muitos, que colaboraram direta ou indiretamente para se obter um resultado positivo.

Este catálogo é um breve registo da atividade, desde a montagem, passando pela sua abertura ao público até à investigação e apresentação do espólio que esteve em exposição. A definição do programa não foi fácil, pois a boneca permite tantas abordagens que dificultam a escolha.

Porém, fomos estabelecendo algumas linhas orientadoras e afinando os temas. A cronologia seria semelhante àquela que está definida na exposição permanente no Museu do Brinquedo Português, começando nos finais do século XIX.A abordagem não seria cronológica antes sim sociológica e económica. Sociológica porque a boneca enquanto brinquedo serviu para educar meninas mas também para "entreter" mulheres
adultas e Económica porque durante mais de um século assistimos a grandes produções na Europa e nos Estados Unidos da América, que dinamizaram o comércio destes "brinquedos': As interpretações estão na introdução de cada tema, no total de sete. O primeiro faz uma pequena introdução às matérias-primas: Do que foram feitas as bonecas? O segundo, A educação das meninas: mamãs desde o berço, reporta-nos para uma vivência social comum, o brinquedo boneca usado para educar para a maternidade. O terceiro tema é um complemento importante ao segundo, pois as bonecas enquanto figurações humanas também têm as suas casas, e as meninas também aprendem a ser "boas donas de casa".As grandes produções do século XVIII ao XX, preenchem o tema quatro, e como o próprio nome indica estão representadas peças produzidas por fabricantes europeus de renome internacional. Estão separadas por países para melhor leitura. O tema cinco, e uma vez que já tínhamos entrado num contexto territorial, é dedicado aos souvenirs, lembranças da cultura dos povos. O tema seis regressa ao mundo imaginário; Bonecas dos contos infantis, são personificações de
figuras da literatura infantil que não podem estar dissociadas da educação das crianças. Por último o tema sete, dedicado à Boneca da moda, reserva-nos uma chegada ao nosso quotidiano, a valores e conceitos sociais cada vez mais contemporâneos.


No fim deste catálogo há um pequeno capítulo sobre os fabricantes que conseguimos identificar nas peças em exposição, para não se tornar repetitivo em cada peça, transformámo-lo em glossário e enumerámos as respetivas peças. Ainda ‘no que diz respeito à informação por objeto, esclarecemos que as medidas consideradas foram apenas as máximas e os materiais somente os predominantes.


Mais do que um manual sobre bonecas este catálogo pretende ser o retrato de uma abordagem, que quanto a nós presta uma justa homenagem a um brinquedo, que teve, tem e terá tantas utilizações e interpretações como a diversidade da vida humana.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Categorias