início | fale connosco | contactos | ajuda | mapa | rss
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
22 de Junho
  Município de Ponte de Lima lança obras de tributo a Cardeal Saraiva
Todos os Eventos






P'ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições
10 de Março de 2017
P'ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições
P'ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições

VIEIRA, Amândio Amorim de Sousa - P'ra Que Viva Ponte de Lima! Tradições de Tradições. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2017. 312 p. ISBN 978-972-8846-62-6. 

 

Preço: € 20,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
Como encomendar: contacte-nos através do e-mailarquivo@cm-pontedelima.pt.

 

Apresentação:

Como é natural, qualquer um de nós, na sua qualidade de profissional, reserva a sua vida ou a maior parte da mesma aos afazeres do dia-a-dia, compartilhando os tempos livres com a família, os amigos, o lazer e outras actividades paralelas que satisfaçam as respectivas necessidades de evolução como pessoa e, sobretudo, como cidadão integrado na sociedade.
Quando os hobbies ou passatempos se tornam estudo, investigação e dedicação diária em paralelo com o trabalho do quotidiano, estamos perante labores dignos de registo se levados com seriedade e uma metodologia dignas dos próprios termos.
o presente trabalho se, numa primeira fase, porventura, não passou da recolha contínua de fotografias e de iconografia que documentassem tradições limianas a partir da segunda metade do século XIX com leituras, pesquisas e inquirições profundas que acrescentassem valor, mormente, às fotografias que uma vida permitiu recolher, transformou-se nesta monografia que decidimos publicar pela mais-valia que representa para o Concelho de Ponte de Lima.
Amândio Amorim de Sousa Vieira, fotógrafo de profissão, nunca se poupou a esforços para conhecer mais e melhor Ponte de Lima e soube alicerçar as interpretações e as competentes conclusões numa rica iconografia em que se inclui, quiçá, o mais vasto espólio fotográfico limiano até hoje reunido e que não pretende guardar para si mas, antes, exemplo notável, partilhar com os seus concidadãos, prestando um serviço público merecedor do maior destaque.
A par de tudo isso, granjeou amizades, estabeleceu contactos, construiu pontes que lhe possibilitaram vivências directas com a etnografia, com os usos e costumes, com as tradições que, felizmente, ainda hoje sobrevivem e que por exercícios de análise e decifração, conjugados com a leitura e a consulta de vasta bibliografia, trouxeram ao prelo este P'ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições.
Tenho a certeza absoluta que dificilmente se encontraria melhor título para esta obra.
Finalizo com o mais profundo reconhecimento e agradecimento pessoal e do Município
de Ponte de Lima ao Autor e a todos quantos fizeram possível este livro que em muito dignifica a nossa Terra e as suas Gentes.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Categorias