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Missão, Visão e Competências

Missão

O arquivo é responsável no plano técnico-administrativo, pela coordenação de todas as ações e tarefas adstritas à Secção do Arquivo da Repartição Administrativa, bem como, no plano cultural, pela defesa e salvaguarda dos arquivos, coleções e mais documentos com valor histórico e patrimonial e de outros organismos, pessoas ou serviços existentes no concelho. (art.2º do Regulamento do Arquivo Municipal de Ponte de Lima)

Incumbe, genericamente, ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima:

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  • Recolher - Assegurar a transferência de documentos produzidos pelos diversos serviços do Município, bem como recolher arquivos e conjuntos documentais pertencentes a outras entidades com interesse histórico, patrimonial, arquivístico e/ou informativo.
  • Inventariar - Proceder ao tratamento arquivístico dos documentos de forma a torná-los acessíveis aos utilizadores (estudantes, historiadores locais, particulares...) através da elaboração de instrumentos de descrição documental.
  • Preservar - Zelar pela salvaguarda das espécies em depósito, entre outras medidas, através da criação de boas condições ambientais e de instalação, acondicionamento e de segurança.
  • Divulgar - Difundir o património documental do concelho de Ponte de Lima ao grande público através da organização de exposições e da realização de atividades de extensão cultural e educativa, bem como com a participação em publicações.

Visão

Pretende o Arquivo Municipal de Ponte de Lima ultrapassar a tradicional função de salvaguarda do património histórico assumindo cada vez mais o seu contributo para a introdução de uma nova dinâmica ao nível da modernização administrativa e da interação/comunicação entre o município o munícipe e, desta forma, contribuir para a prestação de serviços de qualidade ao cidadão e para garantir a preservação e o acesso continuado à informação, através da implementação de uma conjunto de boas práticas e de estratégias apropriadas que visam a perenidade dos suportes em que a informação se encontra registada (analógico e digital).

Cabe ao Arquivo Municipal de Ponte de Lima continuar a gerir a memória do passado e do presente mantendo-a acessível no futuro, contribuindo, desta forma, para construção de um arquivo de excelência.

 

Competências

  • Promover a gestão integrada dos arquivos dos diferentes órgãos e serviços do Município, independentemente da data, forma e suporte em que a informação se encontra registada (analógico e digital);
  • Assegurar o serviço de leitura pública para a documentação à sua guarda, assim como satisfazer as necessidades de consulta dos serviços camarários;
  • Desenvolver uma política de aquisição, recolha e/ou tratamento de arquivos ou conjuntos documentais pertencentes a outras entidades (privados, pessoais, de famílias ou empresas) com relevância para a história do concelho de Ponte de Lima; e
  • Promover uma política cultural para a divulgação e difusão da informação à sua guarda tanto a nível nacional como internacional, através da disponibilização online de conteúdos culturais, bem como na organização de atividades no âmbito da extensão cultural, tais como exposições temáticas e conferências e, ainda, no âmbito da extensão educativa, com a promoção de visitas de estudo essencialmente vocacionadas para a comunidade escolar com o intuito de dar a conhecer de forma lúdica e pedagógica a história do concelho e de sensibilizar os mais jovens para a conservação, preservação e valorização do património arquivístico, enquanto memória coletiva.