Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!

2018/01/17

SOUSA, Paulo Barreiro de - Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro! Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2018. 92 p. ISBN 2183-8607.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da txa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

Há relativamente pouco tempo, quando escrevi uma breve apresentação para o número anterior da presente publicação, que cada vez mais se afirma no contexto de trabalhos congéneres dedicados a Ponte de Lima, como, em tempos, sucedeu com o Almanaque de Ponte de Lima e, mais tarde, com o Arquivo de Ponte de Lima, que deixaram marcas reconhecidas até aos dias de hoje, vaticinei um futuro promissor para a mesma, consciente da dedicação e do aturado trabalho que uma excelente equipa tem desenvolvido para alcançar objectivos extremamente bem definidos à partida.

Por isso, após se ter realizado uma notável reunião de académicos e estudiosos sobre a vida do General Norton de Matos, a propósito do 150.° Aniversário do Nascimento, mais precisamente a 25 de Março de 2017, a oportunidade de reunir muitos dos textos que resultaram das intervenções, palestras e comunicações proferidas na referida data não podia ser desperdiçada e podemos ter hoje nas nossas mãos um importante contributo para a memória e identidade de Ponte de Lima, sem esquecer a consequente relevância para a História e a Cultura, a nível local, regional, nacional e internacional, tão notável é a biografia do General Norton de Matos.

Uma palavra muito especial de agradecimento, em meu nome e no do Município de Ponte de Lima, aos que participaram, com o seu saber e os resultados de árduas e morosas investigações, na cerimónia evocativa do 150.° Aniversário do General Norton de Matos - Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, Prof. Doutor Sérgio Neto, Prof.ª Doutora Maria Manuela Afonso da Fonte, Prof.ª Doutora Heloísa Paulo, Prof.ª Doutora Helena Pinto Janeiro e Dr. José Norton.

Findo com a convicção de que não demorará muito tempo a ser apresentado o quarto número desta já prestigiada publicação que, na competente área de intervenção, em muito continuará a enobrecer o nome de Ponte de Lima.

Victor Mendes