Boletim Municipal, Nº 15, março de 2002

28 Setembro 2009

Educar para a Cidadania
Construindo melhor Futuro

Os resultados das últimas eleições autárquicas decidiram a escolha dos Autarcas que irão conduzir os destinos do Concelho e das 51 freguesias nos próximos quatro anos. Aos novos eleitos caberá a grande responsabilidade de conduzir o desenvolvimento de Ponte de Lima, de forma justa e harmoniosa, interpretando as necessidades reais da população para realizar o objetivo maior do Município - dar mais felicidade e mais qualidade de vida aos habitantes do Concelho.

O passado foi dominado por uma enorme preocupação em construir um vasto conjunto de infraestruturas básicas que, felizmente, começam a ficar concluídas. Da eletricidade à rede de estradas, da construção de novas escolas à construção de modernos edifícios de cultura e desporto, passando pelo abastecimento de água e pelo saneamento básico, de tudo se fez um pouco para acompanhar as tendências do desenvolvimento e as exigências dos tempos modernos, muitas vezes moldados à luz dos programas comunitários e das prioridades nacionais estabelecidos numa estratégia global de desenvolvimento do País.

Hoje enfrentamos um novo desafio, o qual consiste na qualificação das pessoas e na melhoria do seu nível de vida, aproveitando os nossos recursos e as infraestruturas que entretanto foram concluídas.

Mais importante que fazer riqueza é a opção de distribuir justa e corretamente a riqueza adquirida. Por isso, deverá o Município preocupar-se com os sectores mais vulneráveis da sociedade, administrando com eficácia os instrumentos da Administração Municipal e aproveitando as oportunidades externas de angariar mais meios que permitam o aumento da qualificação das pessoas, quer através das oportunidades de emprego e ocupação, quer através da dinamização de sectores tão importantes do desenvolvimento como a educação, a cultura, a saúde e a assistência social.

Para essa tarefa precisamos de todos, coletividades, entidades oficiais, empresas e pessoas, de mãos dadas num processo coletivo que só poderá ter eficácia profunda quando cada um cumprir na sociedade o papel que lhe está reservado.

Os novos desafios obrigarão a uma nova fórmula de responsabilidade dos diferentes agentes do desenvolvimento local e uma maior corresponsabilidade de cada cidadão. O Município deverá cumprir a sua parte importante nessa tarefa, fazendo refletir nos seus instrumentos e na sua ação a aposta que atrás enunciámos e que foi sufragada maioritariamente pela população no ato eleitoral de dezembro.

Como Presidente da Câmara, conto com a colaboração de todos os Limianos para fazer um Concelho dinâmico, justo e capaz de dar mais qualidade de vida aos que aqui nasceram e a todos aqueles que aqui optaram por se estabelecer ou viver.

Esse futuro faz-se pela ação de cada um e pelo exemplo de participação cívica e não apenas pela posição crítica e imobilista daqueles que apenas desejam registar os erros ou apontar os pontos fracos de quem faz ou deixa de fazer.

Daniel Campelo

Boletim