Boletim Municipal, Nº 14, agosto de 2001

27 Setembro 2009

Editorial

Uma nova ponte urbana - a melhoria das acessibilidades como fator de desenvolvimento

A localização estratégica do Concelho de Ponte de Lima e em particular a da sede do Concelho recomendam a adequada reflexão quanto à evolução futura dos investimentos públicos e privados nos setores chave do desenvolvimento.

De entre esses setores, as acessibilidades marcarão no futuro, à semelhança do presente, a grande diferença na oferta e na atração de novas valências de mais valias cada vez mais determinantes do desenvolvimento equilibrado.

O fluxo acrescido de transito gerado pela Auto Estrada e os que se esperam pelo iminente início de construção do IP9 e IC28 recomendam uma reflexão sobre o futuro das acessibilidades è Sede do Concelho.

A aposta na construção das variantes entre a Auto Estrada da Ribeira, e a Correlhã atravessando Arca e Feitosa, deverá ser complementada com a construção de uma nova ponte urbana que estabeleça a ligação do lugar de Castro, na Ribeira ao lugar de Faldejães, em Arcozelo.

Assim se facilitará a circulação em volta da Zona Urbana de Ponte de Lima, aliviando a sub carga de trânsito na Ponte de Nossa Senhora da Guia.

Esta será sem duvida uma das grandes tarefas do futuro próximo a par da construção de parques automóveis que permitam o acesso fácil ao centro da vila e o favorecimento da circulação livre e protegida dos peões.

Afinal, as pessoas são a razão de ser do trabalho que se está a operar por todo o Concelho e a criação de oportunidades de convivência com o Centro Histórico será a melhor forma de o dinamizar nos planos cultural, turístico e económico.

Os parques em construção dos Paços do Concelho e do Mercado Municipal, a somar aos que em breve serão iniciados no Hospital e em S.João, este para o apoio à feira, irão criar oportunidades de estacionamento com capacidade superior a 1500 automóveis que tornarão Ponte de Lima ainda mais atrativo e de mais fácil acesso.

Daniel Campelo

Boletim Municipal, N.º 14, 2001