Para uma nova arquitetura dos edifícios de arquivo em Portugal

02 Dezembro 2010

ANTUNES, Luzia Maria Verdasca - Para uma nova arquitetura dos edifícios de arquivo em Portugal. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2010. Dissertação de mestrado em Ciências da Documentação e Informação (Arquivística).

Resumo

Uma das funções mais importante dos arquivos é permitir a disponibilização dos documentos que acolhem e que se encontram nos depósitos. Dessa forma torna-se incontornável destacar a capacidade protetora que o edifício de arquivo, em específico, tem de ter perante a documentação, muitas vezes insubstituível, que ali se encontra. Considerando a adesão ao financiamento através do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, foram analisadas as mudanças no panorama arquivístico no contexto do espaço físico dos mesmos, através da realização de um inquérito aos arquivos municipais. Desde a localização à construção, passando pela climatização e iluminação, até ao mobiliário e a planos de emergência, estes fatores podem contribuir para uma otimização do desempenho do edifício de arquivo, através da elaboração de diretrizes. No entanto o aspeto mais importante reside no planeamento e uma colaboração estreita entre todos os intervenientes aquando da construção ou reconstrução de um edifício de arquivo, destacando nesta perspetiva o papel do arquivista que enquanto conhecedor dos aspetos funcionais que caracterizam o arquivo, deve saber enunciar quais as principais necessidades, e assegurando no contexto de um serviço público o acesso a documentos de importância administrativa ou histórica.