Criatividade: a construção de novos cenários para o turismo em Ponte de Lima

09 Outubro 2012

MOTA, Mécia; REMOALDO, Paula Cristina Almeida; RIBEIRO, J. Cadima - Criatividade: a construção de novos cenários para o turismo em Ponte de Lima. [s.l.]: APDR, 2012. p. 26.

Resumo

O turismo e a criatividade têm ganho espaço nas estratégias de desenvolvimento das cidades, constituindo dois dos instrumentos melhor posicionados para alcançar essa meta. Esse papel advém da possibilidade de se tirar partido dos recursos endógenos. Este artigo pretende contribuir para clarificar o papel do turismo e da criatividade no desenvolvimento de pequenos núcleos urbanos, tomando para objeto de análise o caso de Ponte de Lima. Para tal, procede-se a uma curta discussão sobre o conceito da criatividade e à caracterização e avaliação das potencialidades turísticas do município em causa. Num segundo momento, dá-se notícia da perceção dos atores locais/regionais sobre a matéria. A informação foi recolhida através de pesquisa de dados secundários e com recurso à realização de entrevistas semi-estruturadas feitas a treze agentes de instituições com intervenção local e regional. Com o diagnóstico realizado e o levantamento de elementos de estratégia, pretende-se dar um contributo para a concretização de um projeto de desenvolvimento turístico sustentado no território em estudo.