29 Janeiro 2013

SILVA, Ana Margarida Dias da - O uso da internet e da web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2013. Tese de Mestrado.

Resumo

Os arquivos municipais portugueses, enquanto serviços das câmaras municipais, têm como funções primordiais, entre outras, facilitar o acesso e contribuir para a comunicação e difusão da documentação/informação arquivística de que são responsáveis e pela qual são responsabilizados.

Num contexto global da Sociedade de Informação em que a Internet se configura como uma ferramenta primordial de contato e aproximação a um universo cada vez mais global de utilizadores importa perceber, num primeiro ponto, como é que os serviços de arquivo municipais fazem uso desta ferramenta no apoio às funções de acesso e difusão da informação arquivística.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Web Social ou Web 2.0 veio potenciar um novo conjunto de possibilidades alicerçadas no aproveitamento da inteligência coletiva. Esta realidade constitui um segundo substrato de análise, sobretudo associado à difusão da informação.

Esta dissertação procura, assim, responder à pergunta: a Internet e a Web 2.0 são usadas pelos arquivos municipais portugueses para promover o acesso e a difusão da informação arquivística?