Município de Ponte de Lima celebra protocolo com Família Norton de Matos

08 Março 2013

Foi celebrado, no passado dia 2 de março, o protocolo entre o Município de Ponte de Lima, representado pelo Presidente da Câmara Eng.º Victor Mendes e pelo Vereador da Cultura, Dr. Franclim Castro Sousa, e os Herdeiros do General Norton de Matos, D. Maria Emília Norton de Matos d'Albuquerque Calheiros e Dr. José Maria Norton de Matos d'Albuquerque Calheiros, que contou com a presença do Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, conceituado docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O presente protocolo visa o tratamento técnico da biblioteca e arquivo do General José Mendes Ribeiro Norton de Matos e a sua posterior divulgação, sendo este, indubitavelmente, um acervo que se reveste de primordial importância para a história nacional do século XX.

Desta forma, os Herdeiros do General Norton de Matos não se limitam a ser os legítimos detentores do património arquivístico e bibliográfico em questão, mas assumem também a elevada função cultural e cívica ao promover a sua disponibilização e divulgação dentro do mais estrito rigor científico e historiográfico.

Esta cerimónia constitui mais um passo importante no enriquecimento do Arquivo e Biblioteca Municipal e vem de encontro ao projeto cultural assumido pelo Município assente na celebração de parcerias com entidades que podem proporcionar aos investigadores e ao público acesso a novas fontes de documentação.