Arquivo do Paço de Calheiros online

07 Julho 2015

Encontra-se disponível para consulta o Arquivo do Paço de Calheiros, através do catálogo do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

O catálogo do Arquivo do Paço de Calheiros foi realizado no âmbito do Projeto desenvolvido pela APHVIN/GEHVID – Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Ponte de Lima e CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Tratou-se o Arquivo do Paço de Calheiros tendo em vista a sua melhor preservação e simultaneamente a divulgação do acervo documental a toda a comunidade científica. Esta tarefa insere-se num propósito mais amplo que visa abranger arquivos de família que se encontrem em perigo de deterioração instalados em solares e casas solarengas da Região dos Vinhos Verdes. É que, alguns destes arquivos correm sério risco de se perderem, assumindo-se prementes as tarefas da sua recuperação, preservação e divulgação, enquanto meio de manter viva a memória dos lugares de que são, muitas vezes, manifesta centralidade.

Neste momento encontram-se disponíveis para consulta 622 documentos em texto integral, num total de 5.205 imagens. Paulatinamente serão acrescentadas as restantes imagens aos respetivos registos.