Jornada “A literacia digital nos serviços de informação: uma abordagem integrada”

11 Abril 2016

A jornada “A literacia digital nos serviços de informação: uma abordagem integrada”, que decorreu no dia 8 de abril, organizada pelo Município de Ponte de Lima, com o apoio da Delegação Regional Norte da BAD, teve como principal objetivo refletir sobre o papel dos profissionais da informação na promoção e desenvolvimento da literacia da informação.

A sessão, moderada pela Presidente da Delegação Regional Norte da BAD, Drª Isabel Costa, teve início com a comunicação “Mediação e literacia nos serviços de informação” proferida pelo Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, que abordou a mudança inevitável da mediação infocomunicacional imposta pela Era da Informação e pelo paradigma pós-custodial, bem como o binómio inclusão digital e literacia digital que “não se restringe apenas a ensinar os utilizadores a aceder à informação de bibliotecas e serviços de informação convencionais e online, mas a usar criticamente a informação a que se acede por todo e qualquer tipo de meio/dispositivo”.

Na comunicação “Literacia da informação: do contexto académico ao futuro profissional”, e após uma abordagem ao contexto informacional digital, a Drª Cristina Lopes deu a conhecer o projeto de infoliteracia implementado na biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em interação com os professores para inclusão do projeto nas unidades curriculares.

Noeli Bascuas Ferreiro e Elena Vardía Armada apresentaram o projeto “Galiciana – Biblioteca de Galicia” cujo objetivo consiste na digitalização do fundo patrimonial mais relevante para a Galiza e na normalização do acesso à informação, através da aplicação das diretrizes nacionais e internacionais, de modo a permitir a interoperabilidade e a integração com agregadores de conteúdos, tais como Hispania e Europeana.

Ao Município de Ponte de Lima coube a apresentação do “Repositório de informação do Município de Ponte de Lima (RIMPL)”, projeto pioneiro na administração local em Portugal, que consiste na disponibilização de uma interface gráfica comum de pesquisa nos catálogos do Arquivo, da Biblioteca e dos Museus Municipais, evitando, desta forma, a necessidade de aceder a cada um dos sistemas individualmente para obter a informação pretendida.

O portal do RIMPL, disponível na Internet a partir do endereço http://rimpl.cm-pontedelima.pt/, ambiciona constituir-se como um importante serviço na disponibilização de recursos informativos sobre a história local, contribuindo para a afirmação da cultura e da identidade locais enquanto fatores de integração, competitividade e desenvolvimento.

Durante a tarde seguiu-se um conjunto de visitas culturais, nomeadamente ao Centro de Interpretação do Vinho Verde; Museu dos Terceiros; Museu do Brinquedo Português e ao Centro de Interpretação da Historia Militar de Ponte de Lima.