Município de Ponte de Lima acolhe Arquivo da Casa de Pomarchão

11 Abril 2016

No próximo dia 19 de abril, às 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, terá lugar a cerimónia de assinatura do auto de entrega do Arquivo da Casa de Pomarchão, em regime de depósito, entre o Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e o Sr. Frederico Luís Albuquerque Vilhena Villar, proprietário do Arquivo da Casa de Pomarchão.

O Arquivo da Casa de Pomarchão, essencialmente constituído por correspondência recebida e escrituras de arrendamento, num total de 13.939 documentos datados dos séculos XVII e XVIII, ficará sob a custódia do Arquivo Municipal que, com o intuito de valorizar e de divulgar este importante arquivo de família, procederá, com a maior brevidade possível, ao tratamento técnico e à digitalização para disponibilização online.

A Casa de Pomarchão, sita na freguesia de Arcozelo, encontra-se na mesma família (Malheiro Reimão) desde a sua fundação, tendo sido António Gonçalves Reimão o 1º Senhor da Casa. Posteriormente, em 1681, no tempo de Manuel Gonçalves Reimão, é instituído o Morgadio de Pomarchão, tendo em 1690 sido constituída em vínculo a Quinta de Pomarchão a favor dos descendentes de Gaspar Malheiro Reimão.