Ponte de Lima: 10.º Festival Internacional de Jardins = 10th International Garden Festival

2014/06/02

ESGOTADO

VIEIRA Ovídio - Ponte de Lima: 10.º Festival Internacional de Jardins = 10th International Garden Festival. Município de Ponte de Lima: Ponte de Lima, 2014. 147 p. ISBN 978-972-8846-500-3.

• Preço: €5,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

A abrir estas ligeiras palavras de apresentação do livro do 10.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, gostaria de salientar que entre 2013 e 2104, no cômputo de dois anos, assistimos a um momento vital para o certame, uma vez que no ano transacto fomos considerados, em termos mundiais, o Festival Internacional de Jardins do Ano e em 2014 festejamos com muito orgulho o décimo aniversário do evento.

O prémio alcançado em 2013 brindou-nos com o mérito e, acima de tudo, colocou-nos na ribalta e no mais alto patamar do mundo dos jardins e da jardinagem, sendo várias as alusões que muitos órgãos de comunicação social fizeram ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, contribuindo para a promoção e divulgação do projecto e do concelho.

Não será, pois, por acaso que Ponte de Lima foi o local seleccionado para acolher, em Maio de 2015, culminando com a inauguração da próxima edição do Festival Internacional de Jardins, o Congresso Europeu de 2015 da IFPRA - International Federation of Park and Recreation Administration e o 9.º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos - PARJAP 2015, sobre o tema Parques e Jardins Inteligentes.

Continuamos certos que é este o caminho a percorrer, trilhado com passos seguros e sustentados, na procura contínua do equilíbrio entre os investimentos realizados e os resultados alcançados.

Há dez anos atrás, não seriam muitos os que acreditavam que estaríamos hoje a festejar dez anos contínuos de sucesso, de dezenas de concorrentes que ao longo dessa década se propuseram vir construir um jardim em Ponte de Lima, na certeza que a sua participação em muito contribuiria para elevar os seus conhecimentos e, consequentemente, os respectivos currículos.

A eles, aos que acreditaram e vieram ter connosco na qualidade de concorrentes, cabe um agradecimento muito especial - sem a sua criatividade, empenho e dedicação seria impossível produzir e dar vida, ano após ano, a um autêntico sonho que tem por designação generalista Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Mas muitos outros nos ajudaram a sonhar, com destaque e gratidão para os patrocinadores que apoiaram e continuam a garantir o sucesso desta iniciativa que leva o nosso nome um pouco a todo o mundo, seja por intermédio dos concorrentes, seja através dos milhares que nos visitaram ao longo de nove edições do Festival.

Muitos outros estão sempre presentes, como a Direcção do Festival, os Membros do Júri que aqui saúdo, em representação de todos, na pessoa do meu Amigo Francisco Caldeira Cabral, os trabalhadores municipais envolvidos e os amigos, os verdadeiros amigos do Festival Internacional de Jardins que me coíbo de listar, uma vez que seria imperdoável correr o risco de omitir algum.

São muitos e continuarão a ser imensos, na certeza que a lista será cada sempre maior, desenvolvendo-se em crescendo, uma vez que é impossível ficarmos indiferentes à conjugação única que se encontra no Festival Internacional de Jardins, aliando-se arrojo a empenho, surpresa a dedicação, beleza a trabalho, criatividade a afinco, perseverança a participação activa num certame aberto totalmente a todos, no que poderemos considerar um enorme exemplo de cidadania.

Queremos e vamos continuar.

O trabalho conseguido até aqui não nos permite outra opção e os próximos dez anos serão ainda melhores, na certeza que nunca faltará inspiração para que sejam realizados novos jardins, anualmente, deixando-nos boquiabertos e a questionarmo‑nos sempre como é possível surgirem determinadas ideias nas mentes humanas.

Contem connosco para o trabalho de suporte que permite a implementação dos projectos seleccionados e continuem sempre a acreditar nos sonhos.

Por vezes, deles à realidade vai apenas um jardim.

No Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, como não podia deixar de ser.

Feliz aniversário!

Victor Mendes