Os Limianos e a história do futebol em Ponte de Lima

2013/01/14

ESGOTADO

GONÇALVES, João Carlos - Os Limianos e a história do futebol em Ponte de Lima. Ponte de Lima: Câmara Municipal de Ponte de Lima, 2012. 442 p. ISBN: 978-972-8846-42-8.

• Preço: €20,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

A identidade de um povo constrói-se por testemunhos que, ao longo do tempo, vão criando um sentimento de unicidade em redor de um projeto comum. Pode-se, com recurso a um sem número de pistas do passado, realizar um exercício que se torna da maior importância - a construção da memória, principalmente quando se trata da memória coletiva e, no presente caso, para além dessa construção, a reconstituição e o registo para o futuro da lembrança, independentemente de muito daquilo que é arrolado ainda poder fazer parte de conversas quotidianas.

Reunir a história de uma Entidade que faz parte da nossa contemporaneidade é um salutar exemplo de construção, registo e afirmação da memória coletiva. O trabalho que agora se publica assinala nas suas páginas pedaços da vivência desportiva desta Terra, das glórias, dos triunfos, das alegrias, dos momentos menos bons, das dificuldades e vicissitudes que uma associação que batizaram com a denominação de Associação Desportiva Os Limianos congrega na sua importante história e que serviram de modelo para muitas outras que, depois dela, seja na área desportiva ou noutras, nasceram neste concelho.

É, por isso, motivo de orgulho para todos nós, para além da comemoração do aniversário e do contributo para a memória coletiva, verificar que, independentemente dos obstáculos que o tempo sempre coloca, a Associação está viva, alicerçada e devidamente reconhecida pela comunidade que a viu nascer, levando, muitas vezes, o nome de Ponte de Lima a cenários desportivos nacionais do mais alto nível. A par disso, todo o trabalho efetivado junto das camadas mais jovens é digno do maior destaque, tendo em consideração que muitos dos resultados obtidos nos dias de hoje são o fruto de um trabalho profundo que vem de há anos atrás.

Os que fundaram, os que trabalharam, os que dirigiram, os que honraram as camisolas que envergaram serão, certamente, convenientemente mencionados nas páginas desta publicação e não me cabe a mim, pois cairia porventura na injustiça de es­quecer alguém, elencá-Ios. Sou, contudo, obrigado a agradecer a todos os que contribuíram para que esta monografia seja uma realidade. Aos que ensinaram, aos que souberam transmitir as histórias e as estórias, aos que cederam informações e aos que coordenaram e redigiram os textos, o reconhecimento do Mu­nicípio de Ponte de Lima.

A construção da memória coletiva e da nossa identidade faz­-se com achegas de que esta é um excelente paradigma. Oxalá lhe sigam as pisadas muitas outras, nomeadamente no que respeita ao estudo da Época Contemporânea, com o cuidado, o rigor e a seriedade que a mesma memória nos exige.

Victor Mendes