As Lagoas do novo milénio

2008/01/24

ANTUNES, José - As Lagoas do novo milénio. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2008. 151 p. ISBN 978-972-8846-16-9.

• Preço: €5,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Introdução

Ao abrir e apresentar esta obra, que considero um hino à Natureza e à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, poderia resumi-la em duas palavras que, singelas, são enormes no seu significado: paixão e amizade.

A paixão do Autor pela fotografia é evidente. Porém, José Antunes visitou as Lagoas,
embrenhou-se nos seus mais recônditos recantos, entendeu-as e descobriu-as, registando na sua objetiva momentos inolvidáveis que são um grande testemunho daquela que é uma das mais significativas áreas naturais de todo o País. Nasceu nele mais uma paixão e ganhámos um Amigo.
Esse Amigo que trouxe outros amigos, a família e conhecidos.

Também eu conheci José Antunes e sinto-me honrado por hoje poder dizer que somos amigos. Partilhamos a mesma paixão pelo ambiente e pelas Lagoas e, também, eu apenas como amador, pela fotografia.

Sabemos também que este projeto nunca estará acabado e o contributo de José Antunes é mais um dos passos importantes que a Área de Paisagem Protegida percorre na sua missão de proteger, salvaguardar e divulgar valores tão importantes como a defesa dos nossos ecossistemas.

Muito obrigado José Antunes.

É mais uma pessoa que continua a crer no sonho, como tantos outros que, ao longo dos últimos anos, acreditaram e ajudaram a construir esta realidade que hoje, felizmente, já está bem alicerçada.

Mas volto à amizade. Este projeto precisa de mais amigos, precisa de todos. Quero aqui deixar um apelo ao mundo empresarial para que se torne, também ele, nosso Amigo e agradecer a resposta a esse apelo à REN e à EDP que contribuíram para tornar possível a edição deste livro.

Existe a necessidade, cada vez maior, de envolver as empresas nas preocupações com a sustentabilidade ambiental, com a melhoria das condições da nossa paisagem, para a construção de um futuro equilibrado e com excelente qualidade de vida para o Homem e para todos os seres vivos.
Envolvam-se no nosso projeto, sejam mecenas, tornem-se patrocinadores, empenhem-se na construção de um mundo melhor.

As Lagoas esperam por vós e contam convosco.
Lembrem-se das palavras de Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861-1941):
A terra é insultada e oferece as flores como resposta.

Daniel Campelo

Diretor da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos