Cardeal Saraiva: documentos raros e dispersos

2017/01/09

CARNEIRO, Ana; FREITAS Cristiana (coord.) – Cardeal Saraiva: documentos raros e dispersos. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2017. 81 p. ISBN 978-972-8846-64-0.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

No ano em que justamente se assinala o 250.º aniversário de nascimento de Frei Francisco de São Luís (1766-2016) - elevada personalidade da história religiosa, política e cultural do Portugal oitocentista - o Município de Ponte de Lima, enquanto coletividade responsável pelo reconhecimento e valorização do seu património humano, apresenta uma obra de inestimável importância documental que decorre da compilação de textos raros e preciosos de e sobre a notável figura do Cardeal Saraiva.

Escritos inéditos que, especialmente recolhidos para esta edição comemorativa, retratam a excecional qualidade intelectual de um dos vultos maiores do passado ponte-limense e permitem o conhecimento mais alargado da sua vida e obra, caracterizadas sobretudo pelo ecletismo de funções e pelo exemplar serviço prestado à Coroa, à Religião e à Língua Portuguesa.

Em bom rigor, a despeito do período conturbado e especialmente complexo que marcou a vida adulta de Frei Francisco de São Luís, o insigne monge beneditino soube posicionar-se no tempo e ajudar a reescrever a história que, por algumas vezes, se viu comprometida, mormente do ponto de vista da defesa da soberania nacional. Através das páginas que abrem o presente volume e que resultam da transcrição da autobiografia do Cardeal Saraiva, os leitores saberão, por exemplo, do seu envolvimento na Junta Provisional de Viana do Minho - instituição criada no quadro das invasões francesas e fundamental para a proteção do território - e do seu papel no Governo Supremo Provisório do Reino, que saído da Revolução Liberal de 1820, tomou as rédeas do país até ao regresso de D. João VI a Lisboa. Uma devoção à pátria igualmente espelhada numa minuta redigida pelo seu punho em 1809, também no âmbito da Guerra Peninsular, que se inclui nesta edição pelo seu inequívoco valor histórico.

A relevância do cargo de Guarda-Mor da Torre do Tombo, desempenhado por Frei Francisco de São Luís no período de 1834 a 1836, justificou a inserção na obra de trinta e duas cartas inéditas do Cardeal Saraiva, extraídas do Almanaque de Ponte de Lima de 1924, que dão a conhecer alguns aspetos da atividade de oficial-maior do Real Arquivo.

O tributo a Frei Francisco de São Luís, insigne figura de quem a vila de Ponte de Lima tão devotamente se orgulha, fica enriquecido com a valiosa colaboração de Sua Excelência Reverendíssima o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, a quem o Município agradece humilde e profusamente o profícuo texto acerca do governo pastoral e do ministério patriarcal do religioso beneditino.

É meu sincero desejo que o presente volume possibilite, além da exaltação do extraordinário legado de Frei Francisco de São Luís, a maior aproximação das nossas gentes a uma figura ímpar da história local e nacional.

Victor Mendes