Versos Estranhos de António Vieira Lisboa

2018/02/08

AFONSO, António José Ferreira – Versos Estranhos de António Vieira Lisboa. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima e autor, 2018. 231 p. ISBN 978-972-8846-71-8.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

A salvaguarda do inestimável património cultural de Ponte de Lima deve constituir, mais do que um apelo de cidadania, um imperativo municipal pela importância que assume na construção da memória coletiva da histórica vila alto-minhota.

Nesse sentido, tem sido feito um considerável esforço de recolha biobibliográfica de um conjunto de ilustres personalidades das Letras locais, de que resulta a organização frequente de exposições e de livretos informativos e a publicação de revistas e de obras sob a chancela do Município de Ponte de Lima.

É exatamente na senda da preservação futura do nosso fundamental legado literário que se insere a edição evocativa do 50.º aniversário da morte de António Vieira Lisboa, escritor notabilizado pelos versos de louvor ao Lima - rio inspirador de poetas - e por textos de edificação do amor e da mulher.

O título, que remete para o trabalho de estreia, aqui reeditado, de António Silva Gouveia Vieira Lisboa, descendente de uma distinta família ponte-limense, representa um valioso contributo para o conhecimento do essencial da vida e obra de um poeta de quem pouco se sabia por força da dispersão informativa e da escassez de dados, sobretudo de natureza biográfica.

Propositadamente lançada a 13 de junho, dia do falecimento do prestigiado autor, espera-se que a publicação - agregadora também de textos avulsos do poeta e de artigos de apreciação crítica de alguns dos oito livros produzidos numa única década por Vieira Lisboa - venha dignificar o seu relevante legado literário e o exemplo de humanismo que sempre modelou o seu relacionamento com os outros.

Por tudo isto, uma palavra de apreço a António José Ferreira Afonso pela incansável entrega na preparação de uma obra de inquestionável valor para a revitalização da figura de António Vieira Lisboa e, naturalmente, para a conservação da literatura e da cultura locais.

Victor Mendes