Fotobiografia de António Feijó

2021/06/01

ESGOTADO

MARTINS, José Cândido de Oliveira; VIEIRA, Amândio Amorim de Sousa – “Fotobiografia de António Feijó”. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2020. 275 p. ISBN 978-972-8846-78-7.

• Preço: €28,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Nota de Abertura

Nascido há 160 anos António Feijó é uma das personalidades mais elevadas da literatura local e mais representativas de Ponte de Lima. Amante da palavra e dos livros, Feijó é um dos maiores vultos da literatura portuguesa finissecular.

Deixou-nos uma apreciável obra literária que denuncia a saudade e o afeto sentido em relação à pátria amada, à sua terra natal, à família e aos amigos. De figura culta, ilustrada e cosmopolita distinguiu-se como admirável poeta de espírito romântico, meditativo e melancólico.

De alma graciosa e irónica era, também, detentor de um espírito alegre e bem-disposto, proporcionador de amizades duradouras e salutares que propiciavam a convivência e a partilha do conhecimento com inúmeras figuras relevantes do seu tempo. Era, igualmente, defensor dos valores da verdade e da união familiar que tão bem preservou e cuidou até à sua morte.

Soube, como ninguém, valorizar as suas origens e a sua terra natal e cabe-nos agora a nós enaltecer e agraciar tamanha figura através desta fotobiografia que entrosa as imagens com as palavras e nos apresenta memórias fotográficas que percorrem a vida privada, familiar e literária deste notável poeta-diplomata, permitindo-nos paralelamente conhecer as diversas facetas desta personalidade reveladoras de um jovem astuto, de um homem inteligente, de um poeta distinto, de um profissional empenhado e dedicado à diplomacia, de um pai extremoso e de um marido afetuoso.

A edição deste livro só foi possível com o apoio incondicional dos autores, José Cândido de Oliveira Martins e Amândio Amorim de Sousa Vieira, a quem dirijo uma palavra de apreço por terem abraçado com dedicação e estima a realização deste livro, desafiando o tempo de preparação do mesmo, e nos trouxeram a prol a novidade, a originalidade e a alma gentil de um escritor que também era fotógrafo.

António Feijó continuará a merecer as nossas mais distintas homenagens e reconhecimentos.

Desfrutem da publicação que enobrece a memória, eleva o espírito, engrandece o património literário e perpetua a identidade pontelimense.

Victor Mendes