16º Festival Internacional de Jardins: As Religiões nos Jardins

2021/09/16

Ponte de Lima - 16º Festival Internacional de Jardins: As Religiões nos Jardins = Ponte de Lima – 16th International Garden Festival: Religions in the Gardens. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2021. [80] p. ISBN 978-972-8846-25-1

• Preço: €2,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Introdução

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é uma autêntica Escola do Ambiente. É muito mais que uma exposição anual de projectos efémeros. É um todo que envolve as crianças e os Centros Educativos do Concelho, que proporciona visitas e complementos ao vasto e diversificado leque de Serviços Educativos proporcionados pelo Município, um local de experimentação de conceitos e de aplicação de metodologias, autêntico laboratório ambiental e de desenvolvimento de concepções de criação de jardins e de intervenção no espaço, com destaque para as áreas urbanas que recebem nos seus núcleos importantes projectos ambientais e de beneficiação da qualidade de vida.

A edição de 2021 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, subordinada ao tema "As Religiões nos Jardins", evoca a esperança de fazer da vida um jardim que floresce a cada primavera, expressão de rara assertividade considerando o que a Humanidade viveu no último ano. Como nos dizem os criadores destes jardins, "pode respirar e libertar a sua mente", reconhecer "um mundo diverso, com muitas culturas, religiões e estilos de vida diferentes - mas todos temos uma coisa em comum", porque "todos procuramos a comunidade onde nos possamos sentir em casa".

O envolvimento do Festival Internacional de Jardins na comunidade é de primordial importância e continuaremos a efectivar acções adicionais - para que prossiga as suas finalidades, em complementaridade com propósitos de características artísticas, de lazer e de fruição do espaço.

Não podemos deixar de repetir uma mensagem plenamente actual e que também exala destes jardins: devemos concentrar-nos mais nos valores que temos em comum do que nas nossas diferenças.

Mais do que uma mera exposição, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é sempre intervenção, provocação, desafio e educação.

Estamos conscientes do muito que ainda temos que percorrer, mas como não somos de desistir, vamos provocar e desafiar para que a cidadania e a consciência ambiental sejam realidades no futuro mais próximo possível. Somos reconhecidos internacionalmente e continuamos na lista do Europe for Festivais, Festivais for Europe (EFFEJ, o que muito nos honra e prestigia.

Não posso esquecer a equipa de trabalhadores do Município envolvida neste todo; incansáveis, nunca desistem e o esforço e a dedicação sáo dignos da nosso reconhecimento e agradecimento público.

Um abraço amigo do

Victor Mendes