Passar para o Conteúdo Principal Top

arquivo municipal logo de Ponte de Lima

arquivo_3




Os Presidentes da Câmara Municipal de Ponte de Lima 1822-2020

Capa livro os presidentes da camara municipal de ponte de lima 1822 2020 1 1024 500
2021/12/03

SOUSA, Fernando; et al. - Os Presidentes da Câmara Municipal de Ponte de Lima 1822-2020. [S.l.] : Município de Ponte de Lima, 2021. 2 vol.

Preço: €75,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)

Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

Assalta-nos um sentimento de orgulho e natural satisfação quando vemos publicada esta obra sobre os Presidentes da Câmara Municipal de Ponte de Lima, que abrange um período de aproximadamente dois séculos, com início na Constituição de 1822, fonte do regime municipal na época do Constitucionalismo Monárquico, até aos dias de hoje.

Trabalho de parto moroso, mas necessário, reflete a colaboração de vários investigadores, que, no âmbito do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, têm ao longo dos últimos anos sondado os arquivos, públicos e privados, e a imprensa periódica, assim como outras fontes manuscritas e impressas, tentando filtrar o que de mais memorável andou associado às figuras dos Presidentes de Câmara de Ponte de Lima, à sua ação política, procurando também delinear o legado de cada um.

Não se trata tanto da glorificação pessoal de uma série de personalidades que, pelo importante cargo que ocuparam, tão influentes foram na vida deste território, mas essencialmente dar a conhecer o seu percurso, a sua obra, de dimensão muito variável em função também do número e da duração dos respetivos mandatos.

Este livro contribuirá para um conhecimento mais aprofundado da História de Ponte de Lima na Época Contemporânea, desde o período da Monarquia Constitucional, passando pela Primeira República e pelo Estado Novo, até às últimas décadas do pós-25 de Abril. A biografia daqueles que presidiram ao destino do Município, acompanhada do vasto conjunto de iniciativas que cada um deles promoveu, umas mais bem conhecidas do que outras, a que se junta uma contextualização da situação global vivida a nível político, económico e social, ajudará a traçar um quadro vivo da evolução de Ponte de Lima nas últimas duas centúrias.

Reservou-me o Destino figurar como último Presidente nesta obra que abrange setenta e cinco personalidades distintas. A presente publicação não podia deixar de ser, de certa maneira, um tributo a todos aqueles que até hoje encarnaram a feliz mas também espinhosa missão de ocupar o cargo máximo do poder local em Ponte de Lima.

Que possa de algum modo servir de inspiração para os Presidentes vindouros.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima