Ovelhas do Minho

2023/04/26

BRITO, Nuno Vieira e – Ovelhas do Minho. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2021. 136 p. ISBN 978-972-8846-90-9.

• Preço: €18,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Nota de Abertura

É com enorme satisfação, à semelhança do sucedido noutros desafios que me têm sido colocados, que aceitei escrever algumas palavras para a inclusão numa publicação que centra a sua atenção nas suas raças autóctones, um património nacional de valor inestimável se quisermos atender, como se impõe, a critérios de ordem socioeconómica associados a motivações de natureza produtiva, científica e cultural e a questões ambientais.

Para a presente publicação que, entre outros objetivos, visa apresentar, divulgar, preservar e valorizar os ovinos da raça Bordaleira de Entre Douro e Minho e da raça Churra do Minho, decidi, em linha com o que tenho feito anteriormente, por entender que é uma obrigação de poder político, conferir um contributo em jeito de alerta para a cada vez mais premente necessidade e importância da manutenção, de forma continuada, dos esforços que se exigem à conservação, melhoramento e valorização da globalidade das raças autóctones.

Como já tive oportunidade de referir, em anteriores publicações, as raças autóctones foram decisivas na construção e configuração das paisagens rurais e, por conseguinte, estão intimamente ligadas às populações rurais – com as quais estabelecem uma relação com elevado grau de dependência-, aos seus modos de vida, costumes e tradições. Neste seguimento, é fácil vislumbrar uma relação de causa/efeito entre o declínio das populações rurais, em resultado de um conjunto de razões de natureza histórica, económica, social e cultural, e a significativa redução dos efetivos das diferentes raças autóctones que, lamentavelmente, na sua quase totalidade, possuem um estatuto de “ameaçadas de risco de extinção”.

A contínua redução do peso do setor primário na economia, acrescida do natural envelhecimento das populações rurais, de condições de vida e de trabalho pouco atrativas e de falta de atenção, do poder político central, para com as áreas e populações rurais, têm resultado numa crescente e preocupante disfuncionalidade dos espaços rurais que têm dificultado a viabilização e perpetuação de muito dos ativos que tão bem os caracterizam.

Estes ativos, onde se incluem as raças autóctones, têm sido decisivos no sucesso obtido por determinados territórios que, em resultado da implementação de iniciativas de desenvolvimento rural e de reconstrução social, conseguiram, de forma astuciosa, alcançar níveis de visibilidade e de notoriedade que, entre outros impactes, lhes conferem a atratividade e o investimento imprescindíveis à dinamização socioeconómica e, consequentemente, à melhoria das condições de vida das suas populações.

Neste quadro, permito-me, mais uma vez, referir que o Município de Ponte de Lima continuará a desenvolver todos os esforços, dentro das suas atribuições, para manter uma forte aposta na preservação e valorização dos recursos endógenos. No caso das raças autóctones, como se compreenderá, por um lado, o Município dará prioridade ao estabelecimento de parcerias que apoiem a atividade das associações de criadores e de outras entidades ligadas ao setor primário, no âmbito da prestação de um serviço essencial ao território. Por outro lado, manterá projetos/iniciativas próprias, como por exemplo a Quinta Pedagógica de Pentieiros, a Bolsa de Terras Agroflorestais, o mercado de gado da feira quinzenal e feiras temáticas, o Mercado Agrolimiano on-line e procurará dar novos passos, como seja a implementação de um sistema de incentivos à produtividade/defesa dos territórios de montanha.

Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e de cidadão profundo admirador das raças autóctones, finalizo expressando o meu sincero e sentido agradecimento a todos aqueles que de tudo têm feito, muitos de forma apaixonada, em prol das nossas raças autóctones de ovinos. Refiro-me, naturalmente, aos Criadores, à Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã, que detém a responsabilidade da identificação, inventariação, caraterização e registo destes ovinos e ainda vários elementos da academia.

Victor Mendes