Rainha D. Teresa: «…e fez Vila o lugar de Ponte»

2023/05/08

VIEIRA, Amândio de Sousa – Rainha D. Teresa: «…e fez Vila o lugar de Ponte». Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2023. 118 p. ISBN 978-972-8846-97-8.

• Preço: €12,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Nota de Abertura

Volvidas mais de duas décadas sobre o aparecimento de Rainha D. Teresa «…E Fez Vila o Lugar de Ponte», na altura em edição do próprio autor, promove agora o Município uma edição revista e aumentada.

É uma maneira de agradecer a Amândio de Sousa Vieira essa sua iniciativa pioneira na atenção consagrada à fundadora de Ponte de Lima. Se hoje estamos todos familiarizados com esta personagem incontornável dos primórdios da história de Portugal, e que deu ser à nossa vila, tal deve-se em parte à existência deste livro. Nele estão também plasmados o apego e a paixão incondicional do autor por esta Terra.

Mas esta nova edição de uma obra inteiramente dedicada à Condessa Portucalense assume igualmente um caráter simbólico de notável relevância, ao formar uma espécie de arranque para as grandes comemorações, que se avizinham, dos 900 Anos de Foral de Ponte de Lima.

Até lá este livro ajudará a reforçar os laços de gratidão que devem unir os limianos a essa figura ímpar na história da nossa vila e à qual todos devemos apresentar o merecido tributo. Folhear e ler esta obra, de apresentação tão esmerada, não será a menor das homenagens a prestar a quem Fez Vila o Lugar de Ponte.

Vasco Ferraz