História Militar de Ponte de Lima: roteiro do CIHMPL

2023/05/09

ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado de… [et.al.] – História Militar de Ponte de Lima: roteiro do CIHMPL. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2023. 143 p. ISBN 978-972-8846-96-1.

• Preço: €12,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Nota de Abertura

Desde a abertura ao público do Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, após a cerimónia oficial que contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, em setembro de 2016, que ficou registada a necessidade de elaboração de um guia ou roteiro que reunisse a informação existente nesse espaço museológico.

Tínhamos em mente uma publicação que mantivesse o rigor nos conteúdos, mas que apostasse sobretudo numa imagem moderna e sofisticada, capaz de agradar aos mais velhos mas que tivesse também o condão de absorver a atenção do público mais juvenil.

Que fornecesse uma perspetiva histórica sobre o relevante passado militar desta vila e do território circundante, contextualizando sempre que possível no horizonte mais vasto dos acontecimentos bélicos do país e do mundo, que trouxesse à luz do dia a importância de certas figuras limianas na história militar portuguesa, retratando, em paralelo a estas narrativas, as indumentárias, uniformes e várias tipologias de armas, descrevendo e assinalando a sua evolução ao longo do tempo.

Tudo isto acompanhado de ilustrações e desenhos de alta qualidade, documentos iconográficos capazes de aliar a forma minuciosa ao poderoso colorido.

Não deixando esta publicação de ser, de certo modo, um reflexo do projeto museográfico instalado no Cento de Interpretação da História Militar, deixamos um elogio e um agradecimento sincero ao Eng. João Gomes de Abreu de Lima, coordenador da obra e que também já fora a alma do Centro de Interpretação, agradecimento que estendemos a todos os que contribuíram com o seu saber histórico e conhecimento científico para a criação deste roteiro.

O livro que agora temos em mãos contribuirá seguramente para divulgar e dar uma maior visibilidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste importante espaço museológico de Ponte de Lima.

Victor Mendes