Uma ação por dia, a caminho da sustentabilidade

2024/04/17

Uma ação por dia, a caminho da sustentabilidade. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2023. [400] p. ISBN 978-989-98907-6-3.

• Preço: €5,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Nota de abertura

É com enorme satisfação que deixo o meu contributo na presente publicação, o "Diário da Sustentabilidade". Sustentabilidade, palavra que me diz muito porque, pensando em termos gerais, remete para ação ou ações caraterizadas pela capacidade de respeitar processos ou sistemas, permitindo que os mesmos perdurem no tempo.

Mais do que um termo é, de facto, uma condição determinante que tem de estar sempre presente nas muitas ações que praticamos ou promovemos, inclusive na fase do seu planeamento. Só assim, no meu entender, em matéria de desenvolvimento socioeconómico de um território específico, de um país ou mesmo do mundo, é que será possível alcançar resultados significativos que contribuam de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida da totalidade dos cidadãos do mundo, neles incluindo as atuais gerações e, como se impõe, com enorme sentido de responsabilidade e de solidariedade, as gerações futuras.

Trata-se, portanto, de garantir que perseguirmos, no plural porque é efetivamente uma responsabilidade de todos, um tipo desenvolvimento que seja norteado pela sustentabilidade, o tão apregoado Desenvolvimento Sustentável para o qual, entrou em vigor, no ano de 2016, uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada "Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável", constituída por 17 objetivos, que foi aprovada pelos líderes mundiais a 25 de setembro de 2015, no âmbito de uma cimeira na sede da ONU, em Nova lorque.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Município de Ponte de Lima editou, recentemente, uma agenda que foi distribuída a todos os alunos do 7° ao 12.° ano de escolaridade, na qual foi sistematizada e exposta um conjunto de informação dispersa, relativa a projetos/ações/iniciativas que tem vindo a concretizar, de forma a dar a conhecer as boas práticas implementadas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No mesmo âmbito, em 2022, foi editada também uma agenda escolar, ainda que tenha sido mais focada na divulgação da ação concretizada pelo Município de Ponte de Lima ao nível do ambiente, da biodiversidade e do espaço rural.

Seguindo com o objetivo de informar e sensibilizar, mas, também, de apelar à comunidade ponte-limense para o necessário e efetivo envolvimento e contributo que deve ser conferido em matéria de sustentabilidade, surge a presente publicação o "Diário da Sustentabilidade".

Vasco Ferraz